top of page

7 Benefícios do Pilates para a Saúde


benefícios do Pilates para a saúde



Os benefícios do Pilates para a saúde são inúmeros. E hoje vamos ajudar você a entender melhor quais são eles e porque você deve investir nas aulas de Pilates em 2024.

 

O método Pilates foi criado na época da Primeira Guerra Mundial por Joseph Pilates. O objetivo era a reabilitação dos soldados feridos nos combates. De lá para cá, o método foi aperfeiçoado e se tornou um fenômeno em todo o mundo.

 

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, Saúde Postural e Dores Crônicas, o método é indicado para pessoas de todas as idades. “Em nossa clínica, por exemplo, oferecemos a modalidade Pilates Kids para crianças a partir dos 6 anos. Temos também aulas voltadas para gestantes e idosos. Porém, é preciso reforçar que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar Pilates”.

 

Benefícios do Pilates para a Saúde


Agora, com a ajuda da fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, entenda os principais benefícios do Pilates para a saúde.

 

1- Reduz e controla dores musculoesqueléticas crônicas

 

Estima-se que mais de 40% da população em geral, especialmente após os 40 anos, tenha algum tipo de dor crônica. A boa notícia é que o Pilates não só melhora a dor crônica, como também ajuda na melhora da cinesiofobia (medo de sentir dor). Pessoas com este transtorno evitam se movimentar com medo de sentir dor. Porém, a falta de movimento agrava o quadro doloroso.

 

2-Melhora a postura

 

Um dos benefícios mais conhecidos do Pilates é a melhora da postura. A má postura é responsável por diversos problemas musculoesqueléticos. Ao longo do tempo, os vícios posturais podem causar tendinites, bursites e hérnias de disco na coluna.

 

O Pilates trabalha o CORE, que são os músculos que sustentam a coluna. O fortalecimento deste grupo muscular é essencial para uma boa postura. Aqui vale dizer que a correção da postura pode ser feita usando a técnica da Reeducação Postural Global (RPG), em conjunto com o Pilates.

 

3-Melhora o equilíbrio

As quedas que resultam em fraturas são muito comuns em pessoas que já passaram dos 60 anos. A boa notícia é que o Pilates melhora o equilíbrio e a estabilidade postural em idosos. O Pilates trabalha nos três planos de movimento do corpo humano. Como as nossas reações de equilíbrio e de endireitamento são baseadas nos três planos de movimento, este é um enorme benefício do método.

 

4-Melhora a qualidade do sono

Um estudo comprovou que o Pilates ajuda a melhorar a qualidade do sono e sua duração em pessoas de meia idade, fase em que a insônia costuma ser mais intensa. Entre as explicações estão a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disto, o Pilates reduz a tensão e induz ao relaxamento. Todos estes aspectos contribuem para um sono mais saudável, por exemplo.

 

5-Ajuda a prevenir problemas na memória

Um estudo publicado no Journal of the International Neuropsychological Society mostrou que o Pilates melhora as funções executivas e a memória. Além disso, a pesquisa apontou que houve menos atrofia cerebral nas mulheres que praticavam o método. A redução do cérebro está ligada a problemas de memória e cognição, que podem levar ao Alzheimer, por exemplo.


6-Mente saudável

Segundo um estudo, o Pilates é capaz de reduzir os sintomas ansiosos e depressivos, além de melhorar o cansaço. O método também reduz o estresse, aumentando os níveis de energia e disposição.


7- Aumenta a flexibilidade

 

A falta de flexibilidade, associada à má postura e à fraqueza dos músculos aumenta o risco de lesões e dores crônicas, principalmente nas articulações. A amplitude de movimento é essencial para todos os movimentos do dia a dia, como calçar um sapato, alcançar um objeto em locais mais altos etc. O Pilates melhora a flexibilidade e aumenta a amplitude de movimento.

 

Motivos de sobra para obter os benefícios do Pilates para a saúde

 

Aproveite o começo do ano e invista na sua saúde! Agora você tem motivos de sobra para se tornar uma pessoa mais ativa em 2024 optando pelas aulas de Pilates!

 

Pilates no Campo Belo

 

A Clínica Walkíria Brunetti é especializada na prática do Pilates Studio e conta com salas amplas e equipadas para aulas individuais ou em dupla.
 
Além disso, a clínica também oferece treinos de força orientados e supervisionados pela equipe de fisioterapeutas e educadores físicos.
 
A clínica está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo, na rua João Álvaro Soares, 1420.
 
Para mais informações ligue para

 

 

 

Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page