top of page

O que é fáscia e por que ela é tão importante para o sistema musculoesquelético


corpo humano e a fáscia

Você já ouviu falar da fáscia? A fáscia é formada por camadas de tecido conjuntivo fibroso, composto, principalmente, por colágeno. Estas camadas são divididas em fáscia superficial, que fica logo abaixo da pele, e fáscia profunda, que envolve órgãos, nervos e músculos. Outra característica é que a fáscia superficial tem o segundo maior número de nervos depois da pele.

 

A fáscia superficial e a profunda são interligadas e formam uma única estrutura, que pode ser comparada a uma segunda pele do corpo humano. Para que você entenda melhor ou consiga imaginar a fáscia, pense naquela película que envolve e segura os gomos de uma laranja todos juntinhos.


Fáscia é alvo de pesquisas

 

Segundo fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Dores Crônicas, Pilates e RPG, apesar de pouco conhecida pela população em geral, a fáscia tem sido alvo de pesquisas e estudos, dada a importância desta estrutura, principalmente, para o sistema musculoesquelético.  

 

“A saúde da fáscia é fundamental para o bom funcionamento de sistema osteomuscular. Em seu estado preservado, a fáscia se alonga e se move sem restrições. Contudo, quando ocorre um trauma, lesão, inflamação ou um processo de cicatrização, por exemplo, a fáscia fica restrita e não consegue mais cumprir suas funções de forma efetiva”, comenta.  


Fáscia e postura: tudo a ver!

 

“A má postura ou os vícios de postura prejudicam bastante a fáscia. O tensionamento da fáscia costuma estar associado a posições inadequadas, movimento incorretos e ao sedentarismo. Isto acaba causando o enrijecimento da fáscia que se torna mais fibrosa. A fáscia perda sua elasticidade e isto resulta na redução da amplitude de movimento”, explica Walkíria.

 

“Podemos afirmar que o sistema fascial desempenha um papel crucial na manutenção da postura. Uma fáscia mais tensionada, por exemplo, obriga a pessoa a se adaptar em posições mais confortáveis e, na maioria das vezes, incorretas”, adiciona a especialista.   

 

Fáscia pode ser a causa ou estar envolvida em até 30% dos casos de dor musculoesquelética

 

Há vários fatores que podem desencadear problemas na fáscia. Como já dissemos, os vícios posturais desempenham um papel importante nas condições relacionadas à fáscia. Para além deles, estão lesões por esforços repetitivos, traumas, estresse e tensão.

 

“O tecido da fáscia começa a ficar mais denso e, com isso, as fibras não deslizam como deveriam. Como resultado, os músculos não conseguem executar os movimentos da maneira correta, o que altera o funcionamento do sistema motor. A partir deste desequilíbrio, surgem as dores, lesões, sobrecargas e degeneração dos grupos musculares afetados. Essa densificação da fáscia gera pontos bastante dolorosos quando fazemos a apalpação no paciente”, conta Walkíria.

 

 

Principais problemas na fáscia

 

“Uma das condições mais conhecidas é a fascite plantar, que afeta a fáscia localizada na planta dos pés. A outra condição é a síndrome dolorosa miofascial (SDM). Trata-se de uma das causas mais comuns de problemas osteomusculares. A pessoa sente dor de origem muscular, bem localizada e sempre relacionada a um grupo muscular específico”, aponta Walkíria.

 

“Já o tratamento de problemas na fáscia pode variar, de acordo com a região e outras variáveis. Hoje, a manipulação fascial é um tratamento bastante usado. Trata-se de uma terapia manual em que o fisioterapeuta usa basicamente as mãos e alguns objetos, como rolos ou bolas de borracha, para atingir a fáscia profunda e reduzir a densificação do tecido. Outro recurso é a aplicação da bandagem elástica, a Kinesio Tape, que também atinge a fáscia e melhora a condição do tecido”, finaliza a fisioterapeuta.

 

 


 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page