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Principais problemas do desenvolvimento motor dos prematuros






O mês de novembro é dedicado à prematuridade por meio do movimento Novembro Roxo. O tema é de suma importância, já que no Brasil cerca de 12% dos partos ocorrem antes das 37 semanas de gestação. Embora hoje a taxa de sobrevida é alta, nascer antes do tempo pode trazer alguns desafios, como atrasos no desenvolvimento motor.


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especializada no método neuroevolutivo Bobath, com mais de 30 anos de experiência junto a prematuros, cerca de metade dos bebês que nascem antes do tempo têm algum déficit motor. “Entre as alterações mais comuns estão dificuldades na coordenação motora fina, no planejamento motor, coordenação visuomotora e nas habilidades sensório-motoras”.


“Na prática, algumas crianças que nascem prematuras podem ter dificuldade para segurar um lápis, contornar obstáculos, copiar formas, pegar um copo mais cheio sem derramar o líquido, jogar bola, entre outras atividades que demandam a coordenação motora”, exemplifica.


Um ponto de destaque é que entender que os efeitos do déficit motor podem se estender para outras áreas da vida, como os estudos, as interações sociais, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo.


Ajuste de idade nos prematuros é fundamental


A partir do nascimento, ocorrem diversas mudanças no cérebro do bebê que vão permitir a aquisição e o

desenvolvimento de habilidades, os chamados de marcos do desenvolvimento. Os padrões são determinados de acordo com a idade do bebê e o que se esperado para cada fase.


“Porém, quando o bebê nasce prematuro a idade precisa ser corrigida para avaliar se está seguindo as etapas do desenvolvimento ou se há algum déficit. Sem essa correção, pode parecer que o prematuro demorou mais para andar do que as crianças nascidas a termo, por exemplo”, comenta Walkíria.

O médico irá considerar a idade cronológica e a idade corrigida. O que é isso? A idade cronológica é aquela considerada a partir do nascimento, ou seja, nasceu dia 20 de novembro, terá 1 mês no dia 20 de dezembro. A idade corrigida é aquela ajustada ao grau de prematuridade, ou seja, a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas.


Vale ressaltar que a correção da idade dos prematuros é feita até por volta dos 2 anos, pois o principal objetivo é avaliar as etapas do desenvolvimento.

Intervenção precoce: o que é isso?

Quando é detectado algum déficit no desenvolvimento, seja ele motor ou em outra área, é preciso corrigi-lo. Essa correção precisa ser feita o quanto antes, por meio de uma intervenção precoce.

“A explicação dessa pressa em tratar os atrasos no desenvolvimento é que nos dois primeiros anos de vida a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de fazer novas conexões e de aprender, é maior. Com isso, os resultados obtidos serão mais rápidos e eficazes”, explica Walkiria.



O Método Bobath

Um dos métodos mais usados para incentivar o desenvolvimento de bebês prematuros ou ainda para corrigir atrasos é o método Bobath.


“Trata-se de um método neuroevolutivo, pois segue as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Em outras palavras, o tratamento vai inibir os padrões patológicos e estimular os normais. Avaliamos, por exemplo, se os padrões estão dentro do esperado para a idade. Se é detectado um atraso, é traçado um plano de tratamento”, explica Walkíria.


Como funciona


Há vários recursos durante a aplicação do Bobath, como rolos, bolas e acessórios para manipulações ativas e passivas. “O objetivo é melhorar os movimentos dos membros que têm algum comprometimento. Além disso, os exercícios alongam os músculos encurtados, melhoram a mobilização das juntas, fortalecem e tonificam a musculatura que normalmente é mais enfraquecida nos prematuros”, aponta a especialista.


Para Walkíria, o principal benefício do método Bobath é que é aplicado de maneira individualizada, já que cada criança se desenvolve de uma maneira.


“O acompanhamento com a equipe multidisciplinar e intervenções precoces são fundamentais para o desenvolvimento dos prematuros. Para além disso, os estímulos também devem ocorrer em casa e na escola”, finaliza.

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