top of page

Quebrando os Tabus sobre o Pilates




Quando você ouve a palavra Pilates, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Talvez uma mulher idosa em cima de um aparelho alongando os braços? Ou um grupo feminino da terceira idade praticando movimentos com uma bola de Pilates?


Saiba que muitas pessoas desconhecem que o Pilates é uma método que pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por crianças, adolescentes, mulheres, homens, jovens e idosos! Por isso, é muito importante quebrar os tabus que envolvem o Pilates e disseminar os benefícios que o método traz para a saúde.


Musculatura profunda


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, Dores Crônicas e Saúde Postural, o Pilates atua na musculatura profunda. Os músculos profundos são aqueles que ficam no interior do corpo humano. Os movimentos do Pilates atuam, principalmente, no CORE, um grupo de 29 músculos que estabilizam a coluna e sustentam o tronco.


“Todo o sistema ósseo, articular e muscular da região do tronco forma o centro do corpo. Em conjunto, estas estruturas permitem diversos movimentos do dia a dia. Um CORE fortalecido ajuda na estabilização da postura, previne e alivia dores nas costas, melhora o equilíbrio e aumenta a consciência corporal”, explica a especialista.


Pilates não é fim de carreira!


“Um dos pontos mais importantes é esclarecer que o Pilates é um método complexo, cujos movimentos demandam bastante precisão e harmonia para serem realizados. Não é uma atividade fácil ou simples. A pessoa precisa de bastante concentração para coordenar os movimentos, controlar os músculos e sincronizar tudo isto com a respiração”, complementa Walkíria.


Pilates não é só para mulheres


Realmente, a porcentagem de mulheres que pratica Pilates é maior do que a de homens. Contudo, os benefícios da prática é para todos, eles e elas. Vale lembrar que o criador do método era um homem, Joseph Pilates, que o desenvolveu para ajudar soldados feridos e debilitados, ou seja, homens!


“Um dos principais benefícios do Pilates para os homens é o aumento da flexibilidade. Em geral, os homens são menos flexíveis que as mulheres. Uma amplitude de movimento menor compromete a realização de algumas atividades diárias, como amarrar o cadarço do tênis e pode causar limitações mais importantes na terceira idade, diz Walkíria.


Outro efeito positivo do Pilates é a melhora do desempenho em outros esportes. O fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna reduz o risco de lesões em outras atividades físicas, inclusive nos treinos de força.


Pilates não é só para idosos


Como já citamos acima, o Pilates foi criado para reabilitar soldados feridos nas guerras, ou seja, homens jovens. Mas, ao longo dos anos, o Pilates passou a ser indicado para idosos devido a ser uma prática de baixo impacto e bastante segura, mesmo para pessoas com restrições físicas ou dores crônicas, por exemplo. O mais importante é entender que o Pilates é para todos, inclusive para quem já passou dos 60, 70, 80...


Pilates é recomendado também para quem tem dores crônicas


O Pilates é altamente recomendado para quem tem dores crônicas. Diversos estudos mostraram que o método é eficaz para reduzir a dor, além de melhorar a incapacidade física e diminuir o medo de sentir dor com o movimento. Uma das principais vantagens do Pilates é a capacidade de adaptar os movimentos e sua intensidade de acordo com as limitações de cada pessoa, incluindo as dores crônicas.


Pilates não é só para adultos


Nos últimos anos, foram realizados estudos para avaliar se o Pilates era eficaz e seguro para crianças e adolescentes. Ficou comprovado que sim, ou seja, o Pilates melhora a flexibilidade, força, controle postural, bem como ajuda na redução da dor em crianças com patologias musculoesqueléticas.


O Pilates também reduz a curvatura da lordose lombar e melhora o alinhamento da coluna em crianças e adolescentes. Atualmente, existe a modalidade Pilates Kids, para crianças a partir dos 7 anos de idade.


Pilates não é perigoso para gestantes


As gestantes podem e devem praticar Pilates durante a gestação. Inclusive, durante o terceiro trimestre da gravidez. Naturalmente os movimentos são adaptados de acordo com o perfil de cada paciente.


Na gravidez, o fortalecimento do CORE também dá estabilidade para a área pélvica e coluna lombar. O controle da respiração também traz benefícios, principalmente no momento do parto. Em alguns casos, como a gestação de risco, pode haver contraindicação. Portanto, é sempre importante contar com a recomendação do obstetra para praticar o Pilates ou outra atividade física.


Pilates também queima calorias


Certamente, o objetivo do Pilates não é a perda de peso. Mas existe sim gasto energético durante as aulas. A queima de calorias pode variar, de acordo com alguns fatores como a intensidade dos movimentos, o tempo de aula, a frequência cardíaca, entre outros.


De qualquer maneira, a perda de peso está relacionada a uma ingesta menor e a um gasto energético maior. Comer menos e praticar mais atividades físicas é o segredo para o emagrecimento saudável. Caso a pessoa inclua o Pilates neste plano, certamente irá ajudar.


Pilates traz benefícios até para o cérebro!


O método Pilates é bastante antigo. Por este motivo, ao longo dos anos foram realizados inúmeros estudos para analisar os efeitos da prática na saúde. Entre eles podemos destacar:


  • Melhora das funções executivas, memória e redução da atrofia cerebral

  • Reduz sintomas depressivos e ansiosos

  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono

  • Diminui o estresse crônico


Além do cérebro, o Pilates também está associado à melhora da função pulmonar e do condicionamento físico. Que mais? O método ajuda no controle da glicemia em pacientes com diabetes.


“Realmente é importante disseminar informações relevantes sobre os benefícios do Pilates. Precisamos quebrar os tabus e mostrar o quanto o método pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de todas as faixas etárias”, finaliza Walkíria.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page