top of page

Pilates melhora dor e incapacidade causadas pela lombalgia





Pilates é considerado melhor método para reduzir a dor e incapacidade relacionados à lombalgia, diz estudo

 

Lombalgia afeta de 15% a 45% da população adulta em todo o mundo e é uma das principais causas de incapacidade para o trabalho

 

Você sofre com dores lombar crônica? Já tentou de tudo e não apresentou melhora ou ainda devido à dor evita se exercitar? Saiba que o Pilates é o método mais eficaz para reduzir a dor e a incapacidade quando comparado a outros tipos de exercícios físicos. Esta foi a conclusão de uma meta-análise que analisou 118 estudos clínicos que envolveram juntos 9.710 pessoas, entre 18 e 65 anos com diagnóstico de lombalgia.  

 

De acordo com o estudo, publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, embora a maioria das intervenções com exercícios tenha trazido benefícios no controle da dor e da incapacidade na lombalgia crônica, os programas mais benéficos foram aqueles que incluíam pelo menos 1 a 2 sessões por semana de Pilates, com exercícios baseados em CORE, grupo muscular que sustenta a coluna vertebral.  

 

O poder do Pilates para combater a lombalgia



 

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, Dores Crônicas e Saúde Postural, os benefícios do Pilates no combate à lombalgia são bem documentados e o estudo só corrobora o que ocorre na prática clínica. “O Pilates atua nos músculos profundos, que são aqueles que ficam no interior do corpo humano. Os movimentos do Pilates trabalham, principalmente, o CORE, um grupo de 29 músculos que estabilizam a coluna e sustentam o tronco”.


“Todos os sistemas como o ósseo, articular e muscular da região do tronco formam o centro do corpo, também chamado de powerhouse. Em conjunto, estas estruturas são responsáveis pelos diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Um CORE fortalecido ajuda na estabilização da postura, previne e alivia dores nas costas, melhora o equilíbrio e aumenta a consciência corporal”, aponta a especialista.

Pilates é recomendado para quem tem lombalgia?

 

Um ponto importante é que o Pilates reduz o medo de sentir dor, a cinesiofobia, algo muito presente em pessoas com lombalgia. Isto porque o Pilates permite a adaptação dos movimentos e da intensidade dos exercícios, sempre respeitando as limitações do paciente, como a dor. Portanto, o Pilates é recomendado para quem tem lombalgia ou qualquer outro tipo de dor crônica”, ressalta Walkíria.

 

Como você viu, o Pilates é um método recomendado para reduzir a dor e a incapacidade relacionadas à lombalgia, de acordo com vários estudos. Portanto, pare de sofrer e procure um especialista no método Pilates para uma avaliação.

 

Pilates no Campo Belo

 

A clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates, oferece o método Pilates Studio, que é realizado nos aparelhos. As aulas podem ser feitas de maneira individual ou em duplas. As sessões são ministradas por fisioterapeutas especializadas em Pilates, sempre respeitando as limitações e capacidades do paciente.

 

Estamos localizados no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações

 

Tel. (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 

Siga nosso Instagram

 

 

 

 

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page