top of page

Papel da família na saúde postural de crianças e adolescentes


A família possui importante influência na saúde das crianças e adolescentes em geral, e também na saúde postural deles. Seja observando e instruindo, seja encaminhando para serviços profissionais.

É importante oferecer um mobiliário que acomode confortavelmente e corretamente o corpo.Proporcionar atividades também é fundamental, para que a criança e o jovem possam se movimentar mais e ter uma vida mais dinâmica, não limitando as atividades ao uso de dispositivos como celulares, computadores e tablets. Já vimos que o uso constante e incorreto desses dispositivos prejudicam muito a postura.

Saídas e passeios com uso de transporte público e bicicletas também são uma ótima pedida, bem como ida a parques, clubes, centros culturais, museus e diversas outras atividades que façam com que se movimente o corpo.

Ou seja, promover atividades que tirem do sedentarismo e motivem a não ficar tanto tempo parado na mesma posição contribuem para a saúde postural. Esportes, dança e outras atividades que ajudem a desenvolver a consciência corporal devem ser estimulados.

O peso do material escolar que a criança carrega e a forma como carrega também é importante. O peso carregado não deve ultrapassar 10% do peso da criança e não deve pender mais para um lado, devendo estar equilibrado e bem distribuído.

E como identificar quando seus filhos precisam de orientação postural?

Caso ele(a) apresente queixas de dores, distorções na postura, dificuldade com movimentos... Se houver dúvidas se está tudo bem ou não, procure alguém que possa lhe orientar adequadamente.

Um profissional poderá avaliar e, caso seja necessário, indicar atividades e tratamentos.

Lembrando que prevenir e manter o corpo em movimento é sempre o melhor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page