top of page

Dicas para manter a postura correta no dia a dia




Hoje vamos dar algumas dicas para manter a postura correta em atividades e movimentos do dia a dia. Mas, antes das instruções, precisamos falar um pouco mais sobre as posturas incorretas e suas consequências para a saúde musculoesquelética.


Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, ao longo da vida a maioria das pessoas adota posições que são mais confortáveis. “O problema é que quanto mais confortável a postura, maior o risco de desenvolver um vício postural. Para além disto, muitas pessoas realizam movimentos rotineiros de maneira errada sem perceber. Portanto, seja em pé, sentado, deitado ou caminhando, precisamos aprender a manter a postura correta”.


O que você precisa saber para manter a postura correta no dia a dia


O primeiro passo para melhorar a postura é entender o que é a postura. “Trata-se posição do corpo no espaço adotada para realizarmos os movimentos. Para ser considerada correta, a postura deve ser feita com o mínimo de esforço e ausência de fadiga muscular. A postura estabiliza o sistema musculoesquelético para que possamos nos movimentar”, explica Walkíria.


Contudo, a maioria das pessoas não tem a chamada “consciência corporal” e desconhece a maneira ideal de realizar os movimentos. “Por outro lado, algumas práticas como dança, Pilates, treinos de força e alguns esportes, são ótimos para aumentar esse conhecimento do corpo no espaço. Portanto, pessoas que praticam estas atividades tendem a ter uma postura mais adequada”, aponta a especialista.  


Postura correta na prática


Neste artigo vamos abordar as posturas corretas para alguns movimentos específicos. Veja abaixo:


1-    Passar da posição sentada (em cadeiras, sofás, bancos etc.) para em pé


Nada mais automático no dia a dia do que levantar-se do sofá, da cadeira, do banco do transporte público etc. E, justamente por ser um movimento comum, não costumamos pensar se adotamos a postura adequada para realizá-lo.


E qual a postura correta para se levantar de uma cadeira, por exemplo?


A forma correta de se levantar é trazer o corpo para a frente do assento. Se possível, apoie os braços seja na mesa, nas laterais das cadeiras e sofás etc.


Em seguida, dê um impulso para cima, com os joelhos flexionados até ficar em pé. O esforço muscular será sentido nas pernas e no músculo abdominal. O ideal é manter a coluna ereta durante a subida.


O mesmo princípio, mas inverso, deve ser usado para passar da posição em pé para a sentada. O ideal é encostar o corpo na cadeira (ou outra superfície) e flexionar as pernas até sentar-se. Lembre-se que o peso do corpo não deve ser jogado para os braços caso haja algum tipo de suporte.

 

2. Passar da posição deitada para em pé


Levantar-se da cama/espreguiçadeira e demais superfícies suspensas


Saiba que existe uma postura correta para se levantar da cama, sofá, espreguiçadeiras ou de outras superfícies suspensas.

 

O primeiro passo é deitar-se de lado. Em seguida, apoie o braço que ficou em cima do corpo na superfície e dê um impulso para cima usando também o outro braço. O esforço neste movimento será concentrado nos braços e nos músculos que sustentam a coluna.

 

Quando você estiver na posição sentada, passe as pernas para fora da cama. Traga o corpo para a frente e com os joelhos flexionados levante-se. Lembre-se que aqui o esforço deve ser feito pelos músculos das pernas e abdominais.

 

Levantar-se do chão

 

Quem nunca se sentou no chão, seja para brincar com as crianças, meditar, tomar sol etc. Ou seja, é uma posição comum e que também não costumamos prestar atenção se adotamos a postura correta para realizá-la.

 

Caso esteja na posição deitada, vire-se de lado e apoie-se nos braços para dar um impulso para levantar o corpo do chão. Este movimento é semelhante ao que você realiza para se levantar da cama e demais superfícies suspensas.

 

Em seguida você pode se apoiar nos joelhos, colocar uma perna na frente da outra e subir o corpo. Procure manter a coluna ereta. Caso seja possível, é recomendado apoiar-se numa cadeira ou em outra superfície.

 

Neste movimento, a força deve ser concentrada nos músculos dos braços, das pernas, glúteos e abdominais.

 

Quando você está na posição sentada, o movimento será girar o corpo com a ajuda dos braços para se apoiar nos joelhos. Em seguida, flexione uma perna, dê um impulso e levante a outra perna até ficar em pé.

 

Fortalecimento muscular é fundamental para adotar posturas corretas

 

Nos movimentos necessários para se levantar da cama, chão, sofá ou qualquer outra superfície, precisamos acionar vários músculos. Entretanto, alguns são mais importantes do que outros.

 

“Essencialmente para passar da posição deitada para a em pé acionamos nos músculos das pernas, braços e do CORE (grupo muscular que sustenta a coluna). Para passar da posição sentada para a em pé precisamos mais dos músculos do CORE e coxas e glúteos. O alongamento também é importante, bem como o equilíbrio”, aponta Walkíria.

 

Postura deve ser pensada de forma global

 

Como vimos, para adotarmos posturas corretas é preciso ter músculos fortes, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal. Ou seja, a postura deve ser pensada de forma global.

 

Uma das técnicas mais eficazes para corrigir os vícios de postura é a Reeducação Postural Global (RPG). “Trata-se de uma técnica da fisioterapia, criada na década de 80 por um fisioterapeuta francês. A RPG ajuda no alongamento e melhora a flexibilidade dos músculos de cada cadeia muscular, pois as trabalhamos de forma individual. Além disso, leva em consideração os sistemas muscular, esquelético e sensitivo, atuando de forma global”, explica a Walkíria. 

 

“O Pilates é outro aliado da boa postura, além de trazer outros benefícios como melhora do equilíbrio, aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna e ampliação da consciência corporal”, finaliza a fisioterapeuta.

 

 Confira no nosso Facebook e Instagram os vídeos que mostram as posturas corretas que falamos neste artigo.


留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page