top of page

Fisioterapia para bebês: Como funciona e quando começar?


Como um bebê pode colaborar em uma sessão de exercícios?

Por incrível que pareça, eles colaboram muito e tem ótima resposta ao tratamento.

Isso porque o trabalho feito com bebês está ancorado na avaliação de se a etapa do desenvolvimento neuropsicomotor esperado na sua idade é o mesmo que observamos. Havendo atraso, as razões são investigadas e então é traçado um plano de tratamento.

É fundamental ressaltar a importância dos pais, familiares e cuidadores durante o trabalho com bebês. A forma correta de manusear e posicionar no dia-a-dia, são imprescindíveis para o seu bom desenvolvimento sensoriomotor.

Ao longo do dia, o bebê participa de diversas atividades, como: ser vestido, carregado no colo, tomar banho, comer e etc. É justamente em atividades assim que se tem a oportunidade de dar ao bebê as sensações normais de movimento. Assim, é essencial que os cuidadores estejam nas sessões de fisioterapia para receber as orientações e as colocar em prática durante a rotina do bebê.

O fisioterapeuta explica aos cuidadores quais padrões de movimento se deseja inibir e quais se deseja facilitar, e assim, os cuidadores se mostram muito colaborativos e receptivos.

Quando recebem estímulos adequados no lar, os bebês conseguem evoluir bem mais rápido em relação àqueles que somente recebem estímulos na sessão de fisioterapia. As sessões costumam ocorrer de duas a três vezes por semana, com 30 a 40 minutos de duração.

A orientação em fisioterapia deve se iniciar nos primeiros meses de vida, assim que é detectada alguma alteração nos padrões normais de desenvolvimento. Isso porque os padrões de movimento anormais ainda não fixados (instalados) e dessa forma, através da estimulação correta, se proporciona ao bebê as sensações de movimentos normais, impedindo a fixação de padrões anormais.

Além disso, a estimulação precoce, oferece ao bebê atividades sensório-motoras que ele não teria possibilidade por conta do déficit motor.

É um trabalho gratificante para cuidadores e profissionais, por oferecer resultados excelentes e rápidos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page