Musculação protege o cérebro e influencia nos hormônios
- clinicawalkiriabru
- há 10 minutos
- 3 min de leitura

Você sabia que a musculação traz inúmeros benefícios para a saúde? Isso mesmo, o fortalecimento é apenas um dos efeitos positivos dos treinos de força.
Essa nova visão sobre os músculos é relativamente recente. Contudo, inúmeros estudos têm apontado que o músculo é um órgão endócrino, já que o movimento influencia no cérebro e nos hormônios.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Dores Crônicas, Pilates, RPG e Liberação Miofascial, o músculo esquelético é capaz de produzir substâncias, como as miocinas, que atuam como hormônios. Isso, por sua vez, é importante para o metabolismo, função cognitiva, entre outros aspectos.
“Na prática, a explicação é que durante a contração do músculo ocorre a liberação de miocinas. Essas substâncias agem como mensageiros químicos, que se comunicam com várias partes do corpo. Quando as miocinas são liberadas, elas alcançam o fígado, pâncreas, tecido adiposo, sistema imunológico e o cérebro”, explica Walkíria.
Portanto, isso explica os benefícios sistêmicos dos treinos de força. De acordo com os estudos, um dos principais benefícios da musculação é o controle hormonal e metabólico. A atividade muscular melhora o controle da glicose por meio do aumento da sensibilidade à insulina.
Além disso, os treinos de força também reduzem a inflamação do organismo, bem como ajudam no equilíbrio dos hormônios do estresse e do envelhecimento.
Musculação pode prevenir demência?
Com o envelhecimento da população, que é um fenômeno global, a prevalência de doenças relacionados à senilidade tem aumentado. Uma dessas patologias é a demência, sendo a mais comum o Alzheimer.
Por outro lado, a boa notícia é que os achados mais recentes apontam que as substâncias liberadas durante a musculação, como as miocinas, tem um efeito protetor no cérebro.
“No cérebro, especificamente, as miocinas ajudam a deixar os neurônios mais saudáveis, estimulam a neuroplasticidade (capacidade do cérebro em criar conexões), melhoram a memória, o aprendizado, a atenção, além de reduzirem processos inflamatórios associados ao declínio cognitivo”, diz Walkíria.
Sendo assim, pessoas que são fisicamente ativas e investem em treinos de força possuem menor risco de desenvolver demência e apresentam melhor desempenho cognitivo.
Regularidade nos treinos é importante
Agora que você já conheceu os benefícios da musculação para o cérebro, além dos efeitos positivos na saúde em geral, vamos falar sobre a frequência.
“A nossa recomendação é que a prática regular dos treinos de força, que também podem ser aliados ao Pilates. Em relação à musculação, o ideal é praticar treinos para os membros superiores e inferiores, em dias alternados. Portanto, estamos falando de 3 a 4 treinos por semana”, aponta Walkíria.
“Entre esses treinos, também é importante realizar caminhadas ou outro exercício aeróbico. Caso a pessoa queira reforçar o fortalecimento muscular, também é interessante pensar no Pilates. O método foca na musculatura profunda, especialmente no CORE, o grupo muscular que sustenta a coluna vertebral. Para além disso, o Pilates melhora o equilíbrio, postura, consciência corporal e traz benefícios também para a saúde mental”, comenta a especialista.
Conclusão: Músculos fortes e cérebro saudável
O mais importante é entender que apesar de a expectativa de vida ter aumentado, é importante envelhecer de forma saudável para manter a autonomia e a independência. Para isso, é mandatório praticar atividades físicas que tragam benefícios para a saúde em geral.
“Como hoje temos evidências científicas robustas sobre os efeitos positivos da musculação para o cérebro e para o corpo, podemos dizer que os treinos de força para quem já passou dos 50 anos deve ser parte da rotina para envelhecer de forma saudável”, finaliza Walkíria.
A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.
Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:
Tel (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.











































Comentários