top of page

Alongamento deve ser feito diariamente, recomenda especialista





Quase todo mundo sabe que o alongamento é um exercício importante para a saúde musculoesquelética. Por outro lado, poucas pessoas se alongam todos os dias.


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates e RPG, o alongamento diário protege a mobilidade e garante a independência na medida em mantém os músculos flexíveis e saudáveis. Além disso, garante a amplitude de movimento e proteger as articulações.


“Por outro lado, a falta de alongamento, associada a má postura, leva ao encurtamento muscular e à fraqueza dos músculos que perdem a capacidade de se estender em sua máxima capacidade nos movimentos diários. Isso aumenta o risco de lesões e dores crônicas, principalmente nas articulações”, diz.


Alongamento é necessidade básica para quem trabalha sentado


Todas as pessoas deveriam se alongar. Contudo, àquelas que trabalham sentadas, por longas horas, tem uma necessidade ainda maior.


“Isso porque a posição sentada favorece à tensão dos músculos que se localizam na parte de trás das coxas, que podem encurtar. Quando isso ocorre, a pessoa vai sentir dificuldade em estender a perna e manter o joelho na posição correta, por exemplo”, explica Walkíria.


Os alongamentos também são essenciais para as práticas esportivas que exigem muito dos músculos, como treinos de força, corridas, partidas de tênis. “Outro público que deveria investir nos alongamentos são crianças e, principalmente, os adolescentes. Nessa fase da vida, a má postura é muito comum e leva ao encurtamento muscular. Portanto, alongar pode ser excelente para melhorar esses aspectos”.


Alongue-se mais, por favor


As pessoas costumam ter em mente que precisam frequentar academias para fazer alongamentos ou que alongar é algo associado a prática esportiva. Mas isso é um mito. Na verdade, o alongamento pode ser feito em qualquer lugar, inclusive em casa, durante o expediente, dentro do carro, do avião, na escola, numa clínica de fisioterapia ou em uma academia.


“O mais importante é ter em mente que o alongamento deve ser colocado na rotina diária, pois o efeito é cumulativo, ou seja, quanto mais a pessoa se alongar, melhor será o resultado. E a prática deve ser uma rotina diária para ter um efeito em longo prazo”, comenta a especialista.


Por onde começar?


Como o corpo humano é repleto de músculos, pode ser difícil entender por onde começar. De acordo com Walkíria, o ideal é trabalhar o corpo por partes e focar nos grupos musculares mais críticos.


“O alongamento pode começar no pescoço, ombros, braços e mãos. Depois, em outro momento, é possível direcionar os movimentos para as costas, quadris, pernas e pés. Outra dica para quem vai se alongar é respirar de forma profunda para induzir ao relaxamento dos músculos, que também é importante durante o alongamento”, reforça a especialista.


Por fim, o ideal é procurar um fisioterapeuta antes de começar as séries de alongamento. É sempre bom ter uma orientação de um especialista para prevenir lesões.


“Além disso, quando há encurtamentos mais importantes ou problemas nas articulações, pode ser preciso aliar outras técnicas da fisioterapia, como correção da postura, fortalecimento muscular e terapias adicionais para melhora da dor e inflamação”, finaliza Walkíria.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page