Qual o melhor tratamento para a correção da postura?
A maneira como você se senta, caminha, dorme, bem como as posições que você adota ao longo da vida podem prejudicar o seu sistema musculoesquelético. Além disso, traumas e lesões, recentes ou antigos, também podem causar dores e desorganização das cadeias musculares.
A boa notícia é que os vícios de postura e as dores crônicas podem ser corrigidos por meio de técnicas da fisioterapia, como a Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates.
Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em RPG e Pilates, nos últimos anos, a união do RPG com o Pilates tem se tornado essencial para um resultado mais duradouro.
“O RPG é uma técnica da fisioterapia, desenvolvida na França por PH. Souchard. Trata-se de um método baseado em alongamentos globais. Esses movimentos reorganizam a postura e alongam os músculos que estão muito retraídos. Como resultado, há um reequilíbrio de toda a musculatura e da postura”.
Já o Pilates trabalha, basicamente, o fortalecimento e a flexibilidade. “Além disso, o método também tem uma proposta de melhorar a postura como um resultado secundário. Quando casamos o RPG com o Pilates alcançamos um efeito mais duradouro na manutenção da postura correta”, explica Walkíria.
Encurtamento muscular e vícios de postura
Os vícios de postura encurtam os músculos e o RPG foca na correção desse encurtamento.
“Sabe quando sentimos mais dificuldade em alcançar um objeto no alto de um armário ou não conseguir agachar para calçar um sapato? Isso é o chamado encurtamento muscular. O RPG contribui para melhorar o encurtamento por meio do alongamento das cadeias
Pilates traz força com flexibilidade
A importância de aliar o Pilates ao RPG reside no fato de que o Pilates fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade. “Outro benefício do Pilates é que o método aumenta a consciência corporal e isso é fundamental para perceber que a postura não está adequada e corrigi-la imediatamente”.
Nos últimos anos, estudos apontaram que o Pilates traz benefícios globais para a saúde que se estendem para benefícios do Pilates, como a melhora do equilíbrio, da respiração, de dores crônicas, do estresse e da ansiedade, da glicemia, entre outros.
Qual é melhor?
Todo e qualquer tratamento de saúde precisa ser individualizado. Cada pessoa tem suas características e necessidades. Quando for possível, o ideal é combinar o RPG com o Pilates. “Nesses mais de 30 anos de atuação na fisioterapia, especificamente com o RPG e o Pilates, é nítido que quando usamos as duas técnicas, o resultado é superior”, afirma Walkíria.
Outra observação da fisioterapeuta é que muitos pacientes adotam o Pilates como uma atividade física após o tratamento.
Por fim, ambos os métodos não possuem contraindicação. “Temos muitos adolescentes e crianças acima de 6 anos que praticam o Pilates, bem como passam pelas sessões de RPG. Aliás, quanto antes os vícios de postura forem eliminados, menor o risco de desenvolver problemas musculoesqueléticos na idade adulta”, finaliza Walkíria.
Komentarze