Pilates ajuda a controlar sintomas da fibromialgia, diz estudo
- clinicawalkiriabru
- há 24 horas
- 3 min de leitura

O Pilates ajuda a controlar os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo recente. A fibromialgia não tem cura. Sendo assim, o tratamento se concentra em amenizar as manifestações da doença.
Para entender por que o Pilates ajuda a controlar os sintomas da fibromialgia, hoje vamos entrevistar a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas, Saúde Postural e Pilates.
Fibromialgia é quase 10 vezes mais prevalente em mulheres o que em homens
Primeiramente, vamos conhecer melhor a fibromialgia, para então entender os benefícios do Pilates para o controle de seus sintomas. “Trata-se de uma síndrome dolorosa generalizada, cujas manifestações são dor em várias partes do corpo, cansaço, depressão, ansiedade, comprometimento cognitivo e distúrbios do sono. A prevalência é maior nas mulheres do que nos homens, com uma proporção de 3 mulheres para cada homem afetado”, explica Walkíria.
“Infelizmente, a fibromialgia afeta muito a qualidade de vida, pode levar à incapacidade física, além os efeitos na saúde mental. Outro aspecto é que a origem da doença ainda não é totalmente compreendida. No entanto, a hipótese mais aceita é que o paciente apresenta alterações nos mecanismos de dor do sistema nervoso central. Desse modo, há uma percepção alterada da dor, além de disfunções sensoriais”, comenta a especialista.
Como o Pilates ajuda a controlar os sintomas da fibromialgia
A fibromialgia não tem cura. Portanto, o tratamento geralmente se concentra no controle dos sintomas. Além de medicamentos, o exercício físico é uma intervenção não farmacológica extremamente importante para amenizar as manifestações da doença. Alguns estudos apontaram que o Pilates pode ser efetivo para essa finalidade.
O estudo citado no início o texto é uma meta-análise que examinou, de forma abrangente, os efeitos do Pilates na dor e na qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. Os achados apontaram que o Pilates é uma medida não farmacológica promissora no controle dos sintomas, especialmente da dor. A pesquisa também encontrou evidências de que o método ajuda a melhorar a qualidade de vida.
Para Walkíria, o estudo corrobora os efeitos do Pilates na prática clínica. Mas, segundo a especialista, há outros benefícios. “O Pilates também ajuda controlar os sintomas depressivos, ansiosos, melhora a qualidade do sono e reduz o estresse. Sabemos que doenças crônicas, como a fibromialgia, trazem impactos importantes na saúde mental. Portanto, o Pilates é, sem dúvidas, um recurso valioso para esses pacientes”, aponta.
Pilates é adaptável para pacientes com fibromialgia
“Adicionalmente, o Pilates pode ser adaptado para as necessidades de cada paciente. A dor é um sintoma bastante importante para quem tem fibromialgia. Sendo assim, em muitos casos precisamos adequar os exercícios para respeitar o limite do paciente. Sob o mesmo ponto de vista, podemos usar outros recursos da fisioterapia para controlar tanto a dor, como outros sintomas da fibromialgia”, complementa Walkíria.
Ademais, quando o paciente tem fibromialgia, a intensidade dos exercícios precisa ser de leve a moderada, para não gerar aumento da inflamação e da dor.
“Enfim, o Pilates é um método importante para quem tem fibromialgia. Como não há cura para a doença, é crucial que o paciente busque tratamentos adicionais aos medicamentos, que possam controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida!”, conclui a especialista.
A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.
Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:
Tel (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.
Comments