top of page

Dor no pescoço que irradia para as escápulas: o que pode estar por trás desse incômodo?

  • clinicawalkiriabru
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

A dor no pescoço é uma queixa comum na prática clínica. Contudo, a dor no pescoço que irradia para as escápulas, pode ter relação com o encurtamento ou com tensão nos músculos que circundam a região. Entre eles estão o trapézio, levantador da escápula, romboides e músculos paravertebrais cervicais.


Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Dores Crônicas, RPG, Pilates e Liberação Miofascial, na maioria dos casos a dor no pescoço que desce para as escápulas está relacionada a sobrecarga muscular, desalinhamento da coluna cervical e hábitos posturais inadequados. Aliás, uma das principais causas desse tipo de cervicalgia é um travesseiro inadequado.


“O pescoço e as escápulas estão conectados por um conjunto de músculos e fáscias que trabalham em sincronia para sustentar a cabeça e permitir os movimentos dos ombros e braços. Sendo assim, quando esses músculos ficam tensionados ou encurtados, a dor pode surgir no pescoço e irradiar-se para a região entre as escápulas”, explica Walkíria.


Travesseiro inadequado é uma das principais causas


Uma das principais causas da dor no pescoço que irradia para as escápulas é o uso de travesseiros inadequados. Um travesseiro muito alto, por exemplo, mantém o pescoço flexionado. Já um travesseiro muito baixo, deixa a cabeça caída. A altura certa do travesseiro deve deixar o pescoço alinhado com a coluna.


“Contudo, quando a altura do travesseiro não permite esse alinhamento da cervical, pode provocar uma contratura muscular importante. Como resultado, a pessoa pode apresentar dores no pescoço e irradiação da sensação dolorosa para as escápulas”, explica a especialista.


Uso excessivo do celular também prejudica pescoço


Para além do travesseiro, há outras situações que podem causar a dor no pescoço, como:


  • Uso prolongado de celular com a cabeça inclinada para frente (“pescoço de texto”);

  • Trabalho no computador sem ergonomia adequada;

  • Ombros projetados para frente;

  • Cabeça constantemente anteriorizada;

  • Permanecer muito tempo sentado sem pausas.


“Todas essas posturas aumentam a carga sobre a coluna cervical e músculos que ligam o pescoço às escápulas. Isso, por sua vez, pode desencadear pontos tensão, dor e inflamação. Normalmente, quando a causa é o travesseiro, a dor pode ser mais forte ao acordar. Nos casos em que a dor começa fraca e piora no final do dia, as causas mais prováveis são as posturais”, comenta Walkíria.


Tratamento da dor no pescoço


“A fisioterapia é fundamental para tratar a dor no pescoço, assim como para prevenir episódios da condição. Inicialmente o objetivo é melhorar a dor e a inflamação. Para isso, podemos usar laser, ultrassom, termoterapia e outros recursos analgésicos”, aponta Walkíria.

 

“Após o controle da dor e a inflamação, precisamos avaliar se há alterações posturais e corrigi-las, por meio de técnicas como a RPG (Reeducação Postural Global) e Cadeias musculares. Trabalhamos também alongamentos e o fortalecimento dos grupos musculares que sustentam a região cervical”, complementa a especialista.


Dicas na hora de escolher seu travesseiro


Como vimos, uma das principais causas de dor no pescoço é um travesseiro ruim. Por isso, anote algumas dicas importantes para escolher um travesseiro adequado.


  • O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e cabeça, mantendo a coluna alinhada;

  • Os travesseiros de espuma viscoelástica são ótimos, pois conseguem se adaptar ao formato da cabeça e do pescoço do usuário;

  • Evite travesseiros altos ou baixos. Lembre-se que a altura ideal de um travesseiro a cabeça, sem forçar o pescoço para cima ou para baixo;

  • Tome cuidado também com travesseiros muito moles ou muito duros;

  • Em geral, você vai precisar trocar seu travesseiro entre 1 e 2 anos. Os travesseiros ortopédicos podem durar um pouco mais e por isso costumam ser mais caros.  


Conclusão


“A dor no pescoço que se espalha para a região das escápulas pode estar ligada a um travesseiro inadequado, especialmente quando surge pela manhã. Quando já existe um quadro inflamatório e contraturas musculares é preciso tratar. Adicionalmente, o paciente também deve trocar o travesseiro e avaliar outros hábitos posturais que podem contribuir para o agravamento da dor”, finaliza Walkíria.

 

A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:

 Tel (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 Siga nosso Instagram

Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar

 

Matéria produzida pela jornalista

Leda Maria Sangiorgio

MTB 30.714

É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.  

 

 

Comentários


Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page