Perda de massa muscular durante uso de Mounjaro e similares
- clinicawalkiriabru
- 13 de ago.
- 3 min de leitura

A introdução dos medicamentos da classe de análogos do hormônio GLP-1 mudou o tratamento da obesidade. Apesar dos efeitos importantes na perda de peso, a chegada desses novos produtos ao mercado trouxe outros desafios para médicos e pacientes. Um dos mais importantes é gerenciar a perda de massa muscular durante o processo de emagrecimento.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Dores Crônicas, Pilates e RPG, a perda de peso vem acompanhada da perda de massa muscular. “A partir disso, podemos ter alguns problemas como redução da taxa metabólica basal, diminuição da força, condicionamento físico, perda do tônus muscular, redução da densidade óssea e aumento do risco de recorrência do ganho de peso. Por essas razões, é essencial priorizar a preservação muscular durante o tratamento com as canetas emagrecedoras”, comenta Walkíria.
Por que a perda de peso está associada à perda muscular?
A perda de massa muscular durante um processo de perda de peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade é um fenômeno normal. Em geral, quem está acima do peso ou tem obesidade possui mais tendência em apresentar uma massa muscular maior do que pessoas dentro do peso saudável.
“Além disso, o tecido muscular em obesos apresenta acúmulo de gordura e possui alterações na composição das fibras musculares. Como resultado, há uma redução da mobilidade e da função do músculo. Embora a perda de peso resulte na melhora da composição muscular (devido à perda da gordura), acarreta uma diminuição no volume dos músculos”, explica Walkíria.
Quem deve se preocupar?
A perda da massa muscular durante uso de análogos do GLP-1 pode ser mais preocupante em pessoas sedentárias, com problemas de nutrição, bem como em idosos que já apresentam sarcopenia, osteopenia e osteoporose.
“Na verdade, qualquer pessoa com massa muscular reduzida deve ter cuidado ao iniciar um tratamento com um análogo do GLP-1. Por exemplo, idosos com sarcopenia podem estar sob maior risco, pois uma redução adicional na massa magra pode comprometer a saúde e a mobilidade geral. Da mesma forma, qualquer pessoa com osteopenia ou osteoporose pode correr o risco de uma diminuição adicional na densidade óssea e isso aumenta o risco de quedas e fraturas”, acrescenta a especialista.
Treinos de força e Pilates podem ajudar a preservar e aumentar a massa muscular
Como a perda da massa muscular pode ser inevitável durante o uso dos análogos de GLP-1, a recomendação é praticar treinos de musculação, bem como outras atividades que possam fortalecer os músculos, como o Pilates. O ideal é manter ou aumentar a massa muscular ao longo do processo de perda de peso. Aliás, isso é essencial para prevenir ou retardar o reganho de peso, por exemplo.
“Acima de tudo, precisamos considerar que os músculos contribuem para o gasto energético em mais que o dobro da taxa do tecido adiposo (gordura). Sendo assim, a redução de massa muscular que acompanha a perda de gordura resulta em menor gasto energético, após a perda de peso. Portanto, prevenir a perda muscular durante a perda de peso pode ajudar a manter níveis mais elevados de gasto energético, o que pode evitar que a pessoa ganhe peso novamente”, aponta Walkíria.
“A musculação aumenta a massa muscular e fortalece os músculos. Em geral, nos treinos de força trabalhamos os grupos musculares separadamente. Já o Pilates fortalece os músculos mais profundos, incluindo àqueles que sustentam a coluna. Adicionalmente, o Pilates traz outros benefícios como melhora da flexibilidade (amplitude de movimento), equilíbrio e postura. Embora sejam atividades distintas, quando associadas podem potencializar os efeitos na saúde musculoesquelética”, reforça Walkíria.
Recomendações finais
A obesidade é uma doença séria, que pode trazer vários problemas de saúde. O tratamento com os análogos do GLP-1, quando indicado, pode trazer benefícios e levar à perda de peso de forma efetiva. Por outro lado, é preciso avaliar alguns efeitos durante o uso desses medicamentos, como a perda da massa muscular.
“Portanto, recomendo que ao iniciar um tratamento para obesidade com esses medicamentos, o paciente inicie um programa de treinamento de força, pelo menos 3 vezes por semana. Quando possível, também recomendo aliar o Pilates à musculação”, finaliza Walkíria.
A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.
Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:
Tel (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.











































Para quem procura um suplemento confiável e eficaz, vale a pena conferir https://suplint.com.br/. Com produtos voltados para o aumento de energia, apoio muscular e bem-estar geral, Suplint combina ingredientes selecionados e segurança. É uma ótima opção para quem quer melhorar a performance física, apoiar a saúde hormonal e obter resultados consistentes de forma natural e prática.