O que é fratura de sesamoide? Quais os sintomas?




Você já ouviu falar dos sesamoides? Eles são ossos articulares que ficam dentro dos tendões. O mais famoso de todos é a patela que fica nos joelhos. Porém, os sesamoides também estão presentes nos pés e nas mãos. Eles têm um tamanho aproximado de um grão de milho.


Nos pés, os sesamoides se localizam no metatarso do dedão (hálux). Esses ossos são fundamentais no último instante em que o pé empurra o solo para impulsionar o corpo para frente. Nesses momentos, os sesamoides funcionam com uma espécie de polia (alavanca) para reduzir o esforço dos tendões.


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em RPG e Pilates, a inflamação e as fraturas nos sesamoides dos pés são muitos comuns. “Geralmente, a fratura ocorre por estresse. Isso quer dizer que afeta mais as pessoas que praticam esportes de alto impacto, como corredores, jogadores de basquete e vôlei, por exemplo. Também é comum em quem pratica ballet”.


Músculos curtos


“Há outros fatores de risco ligados à fratura do sesamoide. Um deles é o encurtamento da musculatura dos membros inferiores, principalmente dos pés e tornozelo. Deformidades nos pés, como pés cavos e a pisada pronada, aquela em que se pisa com a parte de dentro do pé, também aumentam o risco de lesão no sesamoide. Nessa lista, podemos adicionar saltos altos e sapatos demasiadamente flexíveis como fatores que aumentam a chance de fraturas no sesamoide”, completa Walkíria.


Dor na planta do pé


As fraturas ou inflamações dos sesamoides podem causar sintomas de forma gradativa. Por isso, nem sempre a pessoa procura ajuda médica de imediato. “A dor se localiza na planta do pé, logo abaixo do dedão. Pode começar com um incômodo e evoluir para uma dor mais intensa, principalmente depois de caminhadas e exercícios de alto impacto”, comenta a especialista.


Em outros casos, a dor pode ser logo após a fratura e pode vir acompanhada de inchaço e hematomas na região plantar e do dedão do pé. Outra manifestação pode ser a dificuldade de dobrar o dedão. O diagnóstico é feito por meio de exames físicos e de imagem. O tratamento, na maioria dos casos, é conservador.


Foco é reduzir a dor


O principal objetivo na fase inicial de uma fratura no sesamoide é reduzir a dor e inflamação. Além de medicamentos, é recomendado fazer compressas de gelo em casa ao longo do dia.


“Na fisioterapia temos uma série de recursos para acelerar a melhora da inflamação, como o ultrassom e laser. É preciso também usar palmilhas para corrigir a pisada. Na fase de reabilitação, é feito um trabalho para reorganizar a pisada, principalmente no que diz respeito ao arco do pé para tirar a sobrecarga da parte da frente. Quando há encurtamento muscular, isso também precisa ser tratado”, conta Walkíria.


Naturalmente, durante o processo de recuperação o paciente precisa suspender suas atividades esportivas, bem como evitar caminhar muito. O ideal é fazer um repouso relativo e o mínimo esforço possível com o pé lesionado.


Cuidado com o sapato


Walkíria comenta que após uma lesão no sesamoide, a pessoa precisa saber escolher o sapato que vai usar. “Saltos altos, chinelos, rasteirinhas, sapatilhas e sapatos muito duros, como tamancos de madeira, por exemplo, são totalmente contraindicados após uma fratura no sesamoide.


O ideal é adotar calçados anatômicos para o dia a dia, idealmente com sola de 3 a 4 cm e com conforto máximo. As palmilhas são bem-vindas, mas é preciso seguir a orientação de um fisioterapeuta para não piorar ou ter novas lesões nos pés.


Dá para evitar?


Todas as pessoas que praticam atividades de alto impacto ou àquelas que forçam demais a parte da frente dos pés estão sujeitas a apresentar problemas no sesamoide. Entretanto, é possível adotar cuidados para evitar lesões nos pés como:


  • Escolher sempre calçados adequados para cada ocasião, evitando ao máximo chinelos, sapatilhas, rasteirinhas e saltos muito altos

  • Fazer trabalho de alongamento e fortalecimento da musculatura dos pés e pernas

  • Consultar um especialista para avaliar a pisada e formato dos pés para verificar se é necessário fazer alguma intervenção

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square