top of page

Pilates reduz dor e melhora incapacidade causada pela lombalgia, diz estudo




Os resultados são de uma meta-análise que envolveu a revisão de 36 estudos sobre os efeitos do Pilates na lombalgia


O Pilates é eficaz para reduzir a intensidade da dor e para melhorar a incapacidade funcional em pessoas com lombalgia.


Essa foi a conclusão de uma meta-análise, que avaliou mais de 36 estudos clínicos, comparando o tratamento da dor lombar com Pilates com outras atividades. O estudo foi publicado no periódico Disability and Rehabilitation, em meados de 2023.


A lombalgia atinge de 15 a 45% da população adulta, em algum momento da vida. Hoje, é a principal causa de afastamento do trabalho e de incapacidade funcional no Brasil e no mundo.


Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, Dores Crônicas e Saúde Postural, o estudo corrobora os resultados da prática clínica. “Temos muitos pacientes que chegam na clínica com quadros intensos de dor, bem como com a capacidade funcional reduzida, devido à lombalgia. Sempre que possível, inserimos o Pilates dentro do plano terapêutico, que pode incluir também a reeducação postural, alongamentos e uso de aparelhos, como o ultrassom e a eletroestimulação. Mas, é nítido o quanto o Pilates faz diferença nos resultados”, comenta.


Fatores de risco da Lombalgia


A lombalgia, em muitos casos, está associada à fraqueza dos músculos que sustentam a coluna. Outros fatores de risco são a má postura, processos degenerativos na coluna, como a osteoartrose e a espondilose, falta de ergonomia nos locais de estudo e trabalho, sedentarismo, excesso de peso, gravidez e carregar muito peso, seja no dia a dia ou ainda em trabalhos braçais.


Dor lombar não é coisa de idoso


Um outro ponto muito importante a respeito da lombalgia é que nos últimos 30 anos, a incidência da lombalgia entre adolescentes e jovens adultos aumentou de forma considerável. A lombalgia representa 47% de todos os distúrbios musculoesqueléticos que atingem a população mais jovem. Segundo um estudo, os principais fatores de risco para o desenvolvimento da dor lombar crônica em idades mais precoces são a obesidade e a má postura.  


Por que o Pilates é eficaz na lombalgia?


Os benefícios do Pilates na lombalgia estão associados à sua atuação nos músculos profundos, ou seja, àqueles que ficam no interior do corpo humano. Os movimentos do Pilates trabalham, principalmente, o CORE, um grupo de 29 músculos que estabilizam a coluna e sustentam o tronco.


“Os sistemas ósseo, articular e muscular da região do tronco formam o centro do corpo, também chamado de powerhouse. Juntas, estas estruturas são responsáveis por diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Um CORE fortalecido ajuda na estabilização da postura, previne e alivia dores nas costas, melhora o equilíbrio e aumenta a consciência corporal”, aponta Walkíria.


Um ponto de destaque a respeito do Pilates é que o método diminui o medo de sentir dor, chamado de cinesiofobia. “As pessoas que sofrem de dor lombar sentem medo de realizar atividades físicas, porque acreditam que isso pode agravar o quadro doloroso. Contudo, a falta de movimento agrava a dor e esses pacientes entram no que chamamos de ciclo vicioso da dor”, conta a especialista.

 

“Uma das principais vantagens do Pilates Studio, modalidade em que os movimentos são praticados em aparelhos, é a possibilidade de adaptar os exercícios e sua intensidade de acordo com as limitações do paciente”, finaliza Walkíria.

 

Pilates no Campo Belo

 

A clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates, oferece o método Pilates Studio, que é realizado nos aparelhos. As aulas podem ser feitas de maneira individual ou em duplas. As sessões são ministradas por fisioterapeutas especializadas em Pilates, sempre respeitando as limitações e capacidades do paciente.

 

Estamos localizados no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações

 

Tel. (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 

Siga nosso Instagram

 

Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar

 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page