top of page

A importância das Curvaturas da Coluna Vertebral

  • clinicawalkiriabru
  • 2 de jul.
  • 4 min de leitura
Dra. Walkíria Brunetti

Você sabia que uma coluna saudável apresenta curvaturas fisiológicas, que fazem parte da forma natural da coluna vertebral? Aliás, essas curvaturas são cruciais, pois são elas que dão mobilidade para a coluna, além de desempenharem funções no equilíbrio corporal e distribuição de peso.

 

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Dores Crônicas e Pilates, as curvaturas fisiológicas da coluna tem funções fundamentais. Uma delas é o amortecimento dos impactos do dia a dia, agindo com uma espécie de “mola”, quando caminhamos, corremos ou pulamos, por exemplo. Outra função importante dessas curvaturas é ajudar na distribuição do peso do corpo entre a cabeça, o tronco e os membros inferiores”, explica.

 

Adicionalmente, as curvaturas da coluna dão estabilidade e ajudam no equilíbrio, além de contribuírem para o alinhamento da postura e manutenção do centro de gravidade do corpo. Por fim, precisamos dessas curvaturas para os movimentos de flexão, extensão e rotação do tronco.


Conheça quais são as curvaturas da coluna vertebral

 

Há 4 curvaturas fisiológicas da coluna. Essas curvaturas formam um "S" suave quando a coluna é vista de lado. Vamos conhecê-las melhor agora.

 

  • Lordose cervical: Trata-se da primeira curvatura da coluna na região do pescoço, voltada para dentro.
  • Cifose dorsal ou torácica: A curvatura é voltada para fora, na região do tórax.
  • Lordose lombar: Essa curvatura é parecida com a cervical, voltada para dentro, na região lombar.  
  • Cifose sacral: A última curvatura da coluna fica na parte final da coluna, chamada de região do sacro. Geralmente, essa curvatura é fixa e é voltada para fora.

 

Alterações nas curvaturas da coluna – O que você precisa saber

 

Talvez você esteja um pouco confuso, já que é muito comum ouvir o termo “cifose” ou “lordose” como uma condição patológica da coluna. Na verdade, quando há alterações nas curvaturas naturais da coluna, o termo é acrescido de hiper ou de hipo. Ademais, existe um outro termo para designar a curvatura lateral da coluna, a famosa escoliose.

 

“Vale reforçar que uma coluna saudável apresenta todas essas curvaturas naturais. Isso porque uma coluna “reta”, não tem absorção de choques. Dessa forma, há um enorme risco de desenvolver hérnia de disco, por exemplo”, comenta Walkíria.


“Para além disso, o aumento ou a redução dessas curvaturas da coluna podem levar a mudanças posturais e deformidades. Como resultado, o paciente pode sentir dor, apresentar limitações e outras complicações”, reforça a especialista.

 

As principais alterações na coluna são:

 

  • Hipercifose: aumento anormal da curvatura torácica (corcunda), comum em idosos e pessoas com má postura crônica. Outro fator de risco importante é a osteoporose.

  • Hipercifose no pescoço: a famosa “corcunda de pescoço”, muito comum em pessoas que usam o celular com a cabeça projetada para baixo, por longos períodos.

  • Hipolordose: redução das curvas cervicais ou lombares, podendo causar rigidez e dores.

  • Hiperlordose: aumento excessivo da curvatura lombar, geralmente associada a fraqueza muscular abdominal e encurtamento dos músculos posteriores da coxa.

  • Escoliose: curvatura lateral da coluna (em “S” ou “C”), que pode ser idiopática, congênita ou neuromuscular.

 

Tratamento das alterações na curvatura da coluna


Agora, vamos falar um pouco sobre o tratamento das alterações na curvatura da coluna. Em primeiro lugar, a abordagem terapêutica vai depender do tipo de alteração, bem como de sua gravidade, sintomas e idade do paciente.


“Normalmente, a finalidade é aliviar a dor, corrigir ou impedir a progressão da deformidade. Com isso, além de melhorar a mobilidade e a função, conseguimos também melhorar a qualidade de vida do paciente. A fisioterapia e seus recursos são cruciais para corrigir problemas nas curvaturas da coluna”, comenta Walkíria.


“Precisamos levar em consideração um plano terapêutico que inclua o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna, o famoso CORE. Para isso podemos usar, por exemplo, o Pilates”, complementa a fisioterapeuta.  


“O alongamento global é imprescindível, pois o encurtamento dos músculos também contribui para as alterações na coluna. A correção da postura pode ser feita tanto com o Pilates, como com a Reeducação Postural Global (RPG). Outro aspecto que precisa ser trabalho é o equilíbrio e a estabilidade, pois isso também afeta a postura. Por fim, é fundamental incentivar o paciente a realizar alongamentos diários, além de manter atividades físicas que protejam a coluna”, aponta Walkíria.  


Escoliose é um dos desvios mais preocupantes


A escoliose é caracterizada quando a coluna se desenvolve numa forma anormal e adquire um formato de C ou S. “Na escoliose, a coluna se movimenta para os lados e isto pode gerar dor e alterações importantes nos movimentos diários. A maioria dos casos ocorre no final da infância e início da adolescência. Quando não tratada, a escoliose pode levar à incapacidade física, problemas nos pulmões e coração”, esclarece Walkíria.


A fisioterapia é o recurso mais importante para tratar a escoliose leve a moderada. Dentro dos recursos fisioterapêuticos, costumamos usar palmilhas para corrigir possíveis assimetrias nas pernas. Outro recurso é o uso de coletes, principalmente durante as fases do estirão de crescimento”, diz a especialista.


Como prevenir alterações nas curvaturas da coluna


Ao longo da vida, o processo natural do envelhecimento também afeta a coluna. Contudo, muitos hábitos podem acelerar esse envelhecimento e causar alterações na curvatura. Um dos principais fatores de risco é a má postura. Outros fatores de risco são o encurtamento muscular, CORE enfraquecido e excesso de peso.


Portanto, para manter a coluna saudável, o ideal é manter uma rotina de atividades físicas focadas no fortalecimento muscular, especialmente dos músculos que sustentam a coluna. Além disso, alongamentos constantes e melhora da postura são aspectos cruciais para prevenir alterações na coluna”, conclui Walkíria.

 

A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:

 

Tel (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 

Siga nosso Instagram

 

Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar

 

Matéria produzida pela jornalista

Leda Maria Sangiorgio

MTB 30.714

É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.  

 

Comments


Posts em Destaque
Posts Recentes
bottom of page