Compressas quentes e frias - Como usar
- clinicawalkiriabru
- 4 de jun.
- 3 min de leitura

Certamente, o uso de compressas (frias e quentes) é um recurso usado desde a Antiguidade. Ao longo dos séculos, o uso de calor e frio para tratamento de dores, especialmente musculoesqueléticas, se tornou parte tanto da medicina, quanto da cultura popular.
Atualmente, a termoterapia é um recurso importante e muito usado dentro da fisioterapia. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a termoterapia contrastante, ou seja, a aplicação de calor e frio para tratar lesões musculoesqueléticas. Para isso, vamos entrevistar a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas, Saúde Postural, Pilates e RPG.
Compressas em contrataste – O que você precisa saber
Segundo Walkíria, o contraste térmico é feito com a aplicação alternada de compressas quentes e frias, na área da lesão. “O objetivo é causar uma espécie de “ginástica vascular”, ou seja, o calor vai dilatar os vasos sanguíneos e o frio vai constringir. Dessa maneira, essa variação térmica vai estimular a circulação, reduzir a inflamação e favorecer a oxigenação dos tecidos”.
“Entre os principais benefícios da aplicação de frio estão a redução do fluxo sanguíneo no local lesionado, diminuição do metabolismo celular e controle do processo inflamatórios. Em geral, o frio funciona muito bem na fase aguda da lesão, nas primeiras 72 horas. Nesses casos, ajuda a reduzir a dor, o inchaço e os hematomas”, explica a fisioterapeuta.
“Por outro lado, a aplicação do calor aumenta o fluxo de sangue, estimula a reparação do tecidos e leva ao relaxamento dos músculos. Como resultado, podemos ter um alívio da dor crônica, melhora da mobilidade e diminuição da rigidez articular”, complementa Walkíria.
Aplicação em Contraste exige conhecimento técnico
Primeiramente, é importante esclarecer que o uso da termoterapia é mais seguro quando orientado por um profissional com conhecimento sobre a técnica, como o fisioterapeuta. Mas, uma maneira comum de aplicar é usar o calor por cerca de 3 minutos e o frio por cerca de 1 minuto, em ciclos de 30 minutos.
Indicações mais comuns para a termoterapia de contraste
Entorses e distensões
Tendinites e bursites
Contusões musculares
Dores articulares (ex: joelho, ombro, tornozelo)
Pós-operatórios (sob orientação médica)
Existem contraindicações?
Em geral, o uso de compressas é seguro e praticamente sem contraindicações. Por outro lado, há alguns cuidados que devem ser tomados como:
Não aplicar compressas em lesões com feridas abertas ou infeccionadas;
Nunca aplicar a compressa diretamente na pele, com exceção das bolsas térmicas próprias para esse tipo de tratamento;
Os pacientes com diagnóstico de algumas patologias, como diabetes e doenças circulatórias, precisam consultar o médico antes de iniciar a termoterapia.
Termoterapia de contraste – Procure um especialista
“Como vimos, as compressas em contraste podem ser uma excelente alternativa para tratamento de lesões e outros problemas musculoesqueléticos. Contudo, o ideal é procurar um especialista para a eficácia do tratamento, bem como para assegurar que não haja intercorrências e nem contraindicações”, finaliza Walkíria.
A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.
Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações:
Tel (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.
Comments