Pilates e a importância do Power House


Você já deve ter ouvido falar que o Pilates trabalha o CORE, o Power house ou Centro de Força. Mas, você sabe o que isso quer dizer?


Primeiramente, é importante explicar que o Pilates é um método criado por Joseph Pilates, na época da Primeira Guerra Mundial. O principal objetivo era reabilitar os feridos nos combates. O método foi aperfeiçoado ao longo do tempo até se tornar um verdadeiro sucesso em todo o mundo.


O que é CORE?


O CORE ou Power house é o nome de um conjunto de músculos que estabiliza a coluna lombar, torácica e cervical. Ou seja, o CORE é o centro do corpo humano. Esse conjunto de músculos estabilizados e fortalecidos são essenciais para todos os movimentos do Pilates.


Os músculos que formam o centro de força são:


  • Transverso do abdômen (TRA)

  • Multífidos

  • Assoalho pélvico

  • Diafragma

  • Oblíquos internos e externos

  • Glúteo

  • Quadrado lombar


O Power house é um dos 6 princípios do Pilates, que são: Concentração, Respiração, Controle, Fluidez e Precisão. Isso quer dizer que para praticar o método, esse grupo muscular precisa estar estabilizado e associado com a respiração.


Importância do CORE na prática do Pilates

O Pilates se baseia no conceito da Contrologia. Trata-se da plena coordenação entre corpo, mente e espírito. Nesse sentido, podemos afirmar que é o controle consciente dos movimentos musculares de todo o corpo.


O Pilates é composto de uma série de exercícios de força e alongamentos, que visam ao alinhamento postural por meio da ativação do Power house aliada à respiração.


Dessa forma, para praticar o Pilates de forma segura e para que os movimentos sejam eficazes, é preciso ativar o Power house.


Quando esses músculos são ativados da forma correta, reduzem as dores na coluna e corrigem a postura. Além disso, os movimentos se tornam funcionais, sem prejudicar o sistema musculoesquelético. Também melhoram o equilíbrio e previnem lesões.


Como qualquer atividade física, o Pilates é iniciado em níveis. Para os movimentos mais complexos, é necessário ter o Power house totalmente ativado.


Portanto, o praticante irá evoluir de acordo com sua capacidade de ativação dessa musculatura.


Onde praticar Pilates?


A Clínica Walkíria Brunetti conta com um espaço amplo e dedicado para a prática do Pilates Studio, aquele feito em aparelhos.


Além disso, possui uma equipe altamente especializada no método, coordenada por Walkíria Brunetti, fisioterapeuta com mais de 30 anos de experiência. A clínica fica no Campo Belo, zona sul de São Paulo.


Agende uma visita pelo telefone (11) 5041-7140

Posts Em Destaque
Posts Recentes