Pilates ajuda a combater depressão, ansiedade e estresse
O Pilates ajuda a combater a depressão, a ansiedade e o estresse, segundo inúmeros estudos. Um deles é uma meta-análise (modelo de estudo em que os pesquisadores levantam pesquisas sobre o tema e as analisam), publicada no periódico científico Complementary Therapies in Medicine. Os pesquisadores concluíram que os benefícios do Pilates se estendem para a saúde mental.
Primeiramente, o estudo apontou que há evidências robustas que o Pilates melhora, de forma significativa, a depressão, com redução de até 81% dos sintomas depressivos. De maneira idêntica, o Pilates reduz em até 46% os sintomas ansiosos, além de diminuir o cansaço crônico, aumentar a disposição e aliviar o estresse.
Para entender melhor a relação do Pilates com a saúde mental, hoje vamos entrevistar a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, Dores Crônicas e Saúde Postural.
Entenda por que o Pilates ajuda a combater a depressão, a ansiedade e o estresse
De acordo com Walkíria, os benefícios do Pilates para a saúde mental são resultados de vários fatores. “Todas as atividades físicas liberam neurotransmissores, que são compostos químicos que agem como mensageiros, transmitindo informações entre os neurônios (células cerebrais) para regular as funções do organismo”.
“Durante a prática de exercícios, temos um aumento na produção e liberação de alguns neurotransmissores, como a endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar, alivia dores, reduz o estresse e a ansiedade. Para além desses efeitos, a endorfina também melhora a disposição física e a qualidade do sono”, comenta Walkíria.
“De maneira idêntica, o Pilates também incentiva a produção e liberação da serotonina, popularmente chamada de “hormônio da felicidade”. A serotonina ajuda na regulação do humor, melhora a memória e traz a sensação de bem-estar. Por fim, temos a dopamina, que nos dá sensação de prazer e recompensa. Esse neurotransmissor também está envolvido no alívio da dor e em vários processos cognitivos”, comenta a especialista.
Controle da respiração no Pilates ajuda a combater a depressão, ansiedade e estresse
O controle da respiração no Pilates é outro aspecto igualmente importante para combater os sintomas da depressão, ansiedade e estresse.
“Em momentos de estresse ou ansiedade, respiramos de forma mais rápida. Isso, por sua vez, ativa o sistema nervoso simpático, responsável pela reação do organismo ao estresse. A ansiedade aumenta os batimentos cárdicos e leva ao aumento da produção da adrenalina, mantendo o corpo em estado de alerta”, comenta Walkíria.
Por outro lado, o controle da respiração e a respiração profunda, também chamada de respiração diafragmática, é crucial para o bem-estar, além de manter os batimentos cardíacos em ritmo normal e oxigenar todo o organismo. “Para realizar a respiração diafragmática, é preciso ter um abdômen fortalecido, algo que o Pilates traz. E para realizar os exercícios do Pilates, é preciso praticar a respiração profunda”, ressalta a especialista.
Pilates e saúde mental – De volta ao equilíbrio
Atualmente, o número de pessoas que sofrem com depressão e ansiedade é cada vez. Aliás, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo! Recentemente, o Instituto Ipsos realizou um estudo que apontou que a ansiedade já atinge 45% da população brasileira, com maior prevalência entre as mulheres. Já a depressão, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge cerca de 15,5% da população adulta no Brasil.
Dessa forma, frente aos dados e as perspectivas que temos a respeito dos transtornos mentais, é crucial que as pessoas busquem formas de prevenir e abordagens terapêuticas complementares aos medicamentos, como o Pilates, por exemplo.
“O Pilates nos obriga a desacelerar e a prestar atenção aos nossos movimentos e em nós mesmos. É foco no momento, no corpo, na respiração e nos exercícios. Enfim, há também o aspecto da convivência e socialização, algo especialmente importante para idosos e para pessoas mais solitárias. Sem dúvidas, o convívio social é um excelente antídoto contra os sintomas depressivos”, finaliza Walkíria.
Venha fazer Pilates no Campo Belo
A Clínica Walkíria Brunetti oferece o Pilates Studio, além de Fisioterapia, Acupuntura, RPG, entre outros tratamentos.
Estamos localizados no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.
Ligue ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp para mais informações
Tel. (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.
Comments