top of page

O papel da fisioterapia na fibromialgia – O que você precisa saber


fisioterapia é essencial na fibromialgia
Dra. Walkíria Brunetti


O papel da fisioterapia na fibromialgia é essencial para melhorar a qualidade de vida de forma global. A fibromialgia é uma doença crônica, caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, sensibilidade exagerada à dor e alodinia (dor que ocorre como resposta a um estímulo que, normalmente, não provocaria sensação dolorosa).

 

Para além da dor, pessoas com fibromialgia apresentam outros sintomas como cansaço crônico, má qualidade do sono, ansiedade, depressão e dores abdominais. Estima-se que a doença afeta de 0,2 a 6,6% da população em geral, sendo mais prevalente em mulheres entre 20 e 50 anos.

 

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em dores crônicas e saúde postural, as recomendações atuais destacam que o tratamento primário da fibromialgia deve incluir a educação do paciente e medidas não farmacológicas, como a fisioterapia e atividades físicas de intensidade leve a moderada. "Alem disto, é essencial que os pacientes tenham acompanhamento psicoterapêutico e que a família seja envolvida no suporte e apoio durante o tratamento".

 

“Normalmente, pacientes com fibromialgia são intolerantes a atividades físicas e tendem a levar um estilo de vida mais sedentário. Isto aumenta o risco de desenvolver outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, por exemplo. Outra questão relacionada à inatividade física é a piora da cinesiofobia, que é o medo de sentir dor ao se movimentar. Contudo, a falta de movimento piora a dor, o que leva ao que chamamos de ciclo vicioso da dor”, explica Walkíria.  

 

Portanto, a fisioterapia e as atividades físicas são componentes cruciais no tratamento da fibromialgia. Vale lembrar que as atividades físicas aeróbicas, como caminhadas leves e dança, por exemplo, podem beneficiar quem tem fibromialgia.

 

O papel da fisioterapia na fibromialgia e recursos usados

Os pontos dolorosos da fibromialgia são difusos, ou seja, o paciente pode sentir dor em vários lugares do corpo. Por este motivo, o tratamento sempre deve ser individualizado e levar em consideração às necessidades e capacidades do paciente.


“Durante os quadros agudos de dor, a recomendação é aplicar recursos como o ultrassom, o laser, a cinesioterapia e a eletroterapia. Nos momentos em que a dor está mais controlada, podemos investir em exercícios leves a moderados. Isto porque uma atividade física mais intensa piora o quadro inflamatório, o que é totalmente contraindicado para pacientes com fibromialgia”, comenta Walkíria.


“Quanto aos exercícios, os mais adequados são àqueles que melhoram a flexibilidade, a força muscular e que ajudam a estabilizar as articulações. Treinos de musculação e Pilates são algumas práticas que podem trazer benefícios para quem tem fibromialgia, mas sempre devem ser orientados por um fisioterapeuta, bem como é preciso adaptar os movimentos de acordo as limitações do paciente”, comenta Walkíria.


Fibromialgia, fisioterapia e neurotransmissores


Uma última e importante informação é que a maioria dos estudos a respeito da fibromialgia aponta que a condição está associada a alterações no processamento da dor no cérebro.


“Os pacientes apresentam disfunções nos neurotransmissores responsáveis pelo controle da dor, como a serotonina, a dopamina e os endocanabinóides. Como as atividades físicas ajudam na produção destes neurotransmissores, é altamente recomendado que a fisioterapia e seus recursos, como o Pilates, façam parte do plano de tratamento de pessoas com o diagnóstico da fibromialgia”, finaliza Walkíria. 


A clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates fica localizada no bairro do Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

O espaço da clínica é amplo e conta a experiência de mais de 30 anos da fisioterapeuta Walkíria Brunetti no tratamento de condições neuromusculares, atrasos no desenvolvimento motor, especialmente em bebês e em crianças.

 

A Clínica Walkíria Brunetti oferece tratamento para pessoas com fibromialgia. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp

 

Tel. (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 

Siga nosso Instagram

 

Encontre-nos no Google Maps – Veja como chegar

Tags:

 


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page