top of page

Contração contínua do abdômen pode causar dores e outros problemas

Contração contínua do abdômen pode causar dores nas costas e problemas na respiração





Quem nunca encolheu a barriga em situações cotidianas, como tirar uma foto ou se apresentar em um evento social? Esse hábito é comum, mas não deve ser adotado de forma contínua na rotina diária.


Isso porque o ato de encolher a barriga o tempo todo pode causar inúmeros problemas de saúde que você nem imagina.


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especializada em Saúde Postural e Dores Crônicas, encolher a barriga pode hiper tensionar os músculos superiores do abdômen e enfraquecer os músculos inferiores.


“Em casos mais crônicos, a pessoa pode desenvolver a chamada síndrome da ampulheta. Esse problema também pode acontecer com mulheres que têm costume de usar calças jeans muito apertadas ou até àquelas que aderem àquelas cintas de compressão”.


Respiração e até bexiga podem ser afetados


Os prejuízos de encolher a barriga o tempo todo podem ocorrer no estômago, assoalho pélvico, pulmão, ombros, pescoço e costas. “O que acontece é que ao murchar a barriga, o estômago causa uma pressão para baixo na direção do assoalho pélvico, de músculos e de ligamentos que dão sustentação a órgãos como bexiga, útero e intestino”, alerta Walkíria.


Toda essa pressão pode causar problemas como incontinência urinária e até mesmo prolapso vaginal. Em relação à respiração, a pessoa que anda com o abdômen contraída passa a ter mais dificuldade de expandir corretamente os pulmões e isso pode reduzir os níveis de oxigênio no sangue.


“Outro ponto é que andar sempre com a barriga encolhida não é uma postura natural do corpo humano e pode causar muita tensão no sistema musculoesquelético. Como resultado, a pessoa pode começar a sentir dores nas costas, ombros e pescoço”, comenta a especialista.


Contração do abdômen deve ser orientada


A contração do abdômen é um aspecto importante durante a prática de algumas atividades físicas. “Em cada tipo de esporte a contração do abdômen tem objetivos específicos. Em geral, a contração ajuda a melhorar a postura, fortalecer a musculatura do abdômen, ajudar a melhorar o equilíbrio e a sustentação do centro de força do corpo, o chamado CORE. Entretanto, a orientação é que esse trabalho de contração dos músculos abdominais seja realizada apenas nas práticas esportivas e sempre com orientação de profissionais, como educadores físicos e fisioterapeutas”, aponta a especialista.


Uma das maneiras de evitar o hábito de andar com o abdômen contraído é a consciência corporal. A pessoa vai precisar se policiar e perceber ao longo do dia quando contraí a barriga. Aprender a respirar pelo diafragma também contribui para evitar esse hábito.


Por fim, é muito importante procurar um fisioterapeuta para uma avaliação e tratamento. Em muitos casos, será preciso trabalhar a postura e aplicar métodos para ativar a musculatura da parte inferior do abdômen com a finalidade de organizar as cadeias musculares que possam ter sofrido os efeitos da contração contínua da barriga”, finaliza Walkíria.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page