top of page

Reeducação Postural Global é eficaz na redução da dor lombar

Reeducação Postural Global é eficaz na redução da dor e função em pessoas com lombalgia, aponta estudo


Lombalgia pode afetar até 84% da população em todo o mundo





A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica da fisioterapia desenvolvida na década de 80. Apesar de não ser um método recente, estudos ao longo dos anos apontaram que a RPG é um recurso eficaz para reduzir a dor e melhorar a função de pessoas que sofrem de dor na região lombar, chamada de lombalgia.


Uma meta-análise recente publicada no Journal Clinical of Medicine apontou que a RPG é um método eficaz na redução da dor, melhora da incapacidade e da qualidade de vida de pessoas com lombalgia crônica. A melhora da dor, segundo os estudos avaliados, ocorre logo após as primeiras sessões.


Lombalgia afeta 8 em cada 10 pessoas na vida adulta


A dor na região lombar, chamada de lombalgia, é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. A prevalência é muito alta, chegando a 84% em adultos. É a queixa musculoesquelética mais comum nos serviços de emergência e cerca de 2% desses pacientes requerem hospitalização.


Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, as causas da lombalgia são numerosas. “A má postura e os vícios posturais que se instalam ao longo dos anos são os principais fatores de risco para desenvolver episódios de lombalgia ao longo da vida. Também podemos citar a falta de atividade física, o excesso de peso e as longas horas na posição sentada como aspectos que aumenta a chance de desenvolver dores nas costas”.


Como funciona a Reeducação Postural Global (RPG)


A RPG é uma abordagem terapêutica que se baseia na teoria das cadeias musculares. Trata-se de um conjunto de músculos que se movem na mesma direção, como se fosse um único músculo. “As cadeias musculares são formadas por músculos estáticos que permitem a posição que fiquemos em pé. Para que isso ocorra, esses músculos necessitam ter um tônus elevado e uma grande quantidade de tecido conjuntivo”, explica Walkíria.


Os músculos estáticos têm um efeito contrário à gravidade. Para isso acontecer, eles estão sempre contraídos, mesmo que parcialmente. Já os nossos movimentos voluntários são realizados pela cadeia de músculos dinâmicos. Eles possuem menos tecido conjuntivo e tônus mais baixo para facilitar os movimentos.


O objetivo da RPG é corrigir as contrações existentes nas diferentes cadeias musculares., que podem ser encurtadas em decorrência de várias condições como má postura, doenças musculoesqueléticas, clima mais frio ou como consequência de doenças sistêmicas, traumas e lesões.


“Durante uma sessão de RPG usamos exercícios para alongar as cadeias musculares. Por meio de uma série de movimentos e posturas ativas visamos realinhar as articulações, alongar os músculos encurtados e aumentar a contração do músculo antagonista”, conta a especialista.


Quando procurar a RPG


A RPG é mais indicada para os quadros agudos de lombalgia. Nesses casos, é possível complementar o tratamento com outros recursos da fisioterapia. Em geral são realizadas sessões semanais. A indicação para dores crônicas são de 10 a 15 sessões.


“Depois que o paciente completa as sessões da RPG e sai da fase aguda da lombalgia, o ideal é procurar alguma atividade física que trabalhe o alongamento e o fortalecimento muscular, principalmente dos músculos que sustentam a coluna. O Pilates é um método que atende a esses requisitos, com outros inúmeros benefícios”, finaliza Walkíria.



Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page