top of page

O que é Pilates Kids e como funciona


pilates kids
Pilates Kids


Pilates Kids é o nome dado para as aulas de Pilates voltadas para crianças e adolescentes. O método é o mesmo, porém adaptado para as capacidades e necessidades do público infantojuvenil.

 

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural, Pilates e Dores Crônicas, entre os principais benefícios do Pilates Kids estão a melhora da flexibilidade, força muscular, postura, equilíbrio e coordenação motora. “Para além disso, o treinamento da respiração profunda, necessária para realizar os exercícios, ajuda a criança a melhorar sua atenção e concentração”.

 

“O Pilates Kids também é excelente para a criança adquirir a consciência corporal, algo essencial no desenvolvimento infantil. Outro benefício é o aprendizado da ativação do centro de força do corpo, o CORE, que vai ajudar a estabilizar a coluna, ombros e quadril. Por fim, vemos ainda benefícios na saúde mental e emocional dos pequenos, como a melhora da autoestima, autocontrole e autoconfiança”, aponta Walkíria.

 

Pilates Kids é indicado para crianças a partir dos 7 anos

 

O Pilates Kids é voltado para crianças a partir dos 7 anos. Contudo, caso uma criança de 5 ou 6 anos seja capaz de entender regras, controlar impulsos e seguir as orientações do instrutor no momento da aula, também pode praticar esta modalidade.

 

Como funciona o Pilates Kids?

 

O Pilates Kids é uma adaptação do Pilates para o público infantojuvenil. “Isto quer dizer que nem todos os exercícios e movimentos do método fazem parte do repertório das aulas voltadas para o público infantojuvenil. “Por outro lado, usamos recursos lúdicos para atrair a atenção dos pequenos. Tudo é feito para se parecer com uma brincadeira. Podemos usar rolos, bolas, discos giratórios, cordas, entre outros objetos”, explica a especialista.

 

As aulas podem ser feitas em grupo ou individualmente. Outra vantagem é que podemos adaptar os movimentos de acordo com a idade, capacidade e necessidade do aluno.

 

“Vale reforçar aos pais a necessidade de procurar profissionais especializados no método Pilates e com experiência no público infantojuvenil. Isto porque as crianças e adolescentes estão em desenvolvimento e, desta maneira, é preciso direcionar e adaptar os exercícios para prevenir disfunções e lesões”, alerta Walkíria.

 

Melhora da postura e condicionamento físico

 

O sedentarismo é um problema comum em todo o mundo, inclusive bastante prevalente na infância e adolescência. O Pilates, segundo um estudo recente, é uma atividade eficiente para aumentar o nível de atividade de crianças a partir dos 5 anos de idade. A pesquisa também mostrou que o método traz melhora da postura e do condicionamento físico.

“Outro problema que pode ser combatido com o Pilates Kids são os vícios posturais. O uso prolongado e excessivo das telas tem causado problemas posturais muito importantes na população infantojuvenil. Outro fator de risco são as mochilas escolares, sempre mais pesadas do que deveriam e quase sempre carregadas de maneira inapropriada”, diz Walkíria.

 

O que os pais podem não saber é que vícios de postura que se desenvolvem na infância e na adolescência podem evoluir para problemas musculoesqueléticos importantes ao longo da vida.

 

“Sem dúvidas, o Pilates Kids é uma excelente maneira de tirar a criança do sedentarismo, respeitando as peculiaridades do público infantojuvenil. Os benefícios, como vimos, são inúmeros”, finaliza a fisioterapeuta.

 

Onde fazer Pilates Kids


A clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates fica localizada no bairro do Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

O espaço da clínica é amplo e conta com diversas salas de Pilates Studio, bem como com fisioterapeutas com experiência e especialização no Pilates Kids. As sessões podem ser individuais ou em grupo, de acordo com as possibilidades e necessidades do paciente.  

 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp

 

Tel. (11) 5041 – 7140

WhatsApp (11) 99121 - 9670

 

Siga nosso Instagram

 

Encontre-nos no Google Maps – Veja como chegar

 

 

 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page