Lesões em jogadores de tênis: Quais são e como prevenir
Lesões de cotovelo e entorses são comuns em jogadores de tênis
Treinos excessivos e falta de preparo físico estão entre as principais causas de lesões durante as partidas de tênis
O tênis de quadra, ou simplesmente tênis, se popularizou no Brasil em meados dos anos 2000. Isso ocorreu graças às conquistas do tenista catarinense Gustavo Kuerten, o Guga. Desde então, muitos brasileiros praticam tênis em clubes, academias, condomínios e quadras particulares. Apesar dos benefícios da atividade, a falta de preparo físico e/ou treinos exagerados podem causar lesões severas, principalmente nos cotovelos, ombros e pés.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, as lesões nos jogadores de tênis ocorrem devido à sobrecarga que é causada pelos movimentos repetitivos e de alta intensidade. “O tênis, mesmo o amador, exige um preparo físico muito bom. Outro fator é que a pessoa pode exagerar nos treinos, sem deixar o corpo se recuperar de uma partida. Por fim, muitas pessoas se aventuram nas quadras sem orientação de um professor. Todos esses fatores aumentam o risco de lesões”.
Dor nos cotovelos é frequente em tenistas
Uma das principais lesões em tenistas é a epicondilite lateral. Trata-se da inflamação dos tendões dos cotovelos que costuma afetar os músculos extensores dos dedos e do punho.
“É uma lesão muito comum nos praticantes de tênis. Em geral, a principal causa são os movimentos repetitivos durante o jogo. Outra possível causa é o uso de uma raquete com muita tensão nas cordas. Quanto maior o tensionamento, maior será a vibração no braço do jogador”, comenta Walkíria.
Ombros também sofrem
A dor nos ombros é outra constante em quem joga tênis. Os saques são movimentos repetitivos e que podem exigir bastante força. Para esse movimento, há trabalho excessivo dos rotadores do ombro, além de flexão e extensão dos braços.
“Ao longo tempo, esses movimentos com os ombros podem causar microtraumas, inflamação dos tendões e bursites. Uma das lesões mais comuns é a ruptura dos tendões do manguito rotador, grupo muscular responsável pelos movimentos de elevação e rotação dos ombros”, aponta Walkíria.
Entorses são constantes
O entorse de tornozelo é uma lesão frequentes nos jogadores de tênis. Os movimentos de arranque, paradas bruscas e deslocamentos laterais aumentam o risco de torcer pés e tornozelos. Por outro lado, os praticantes também podem desenvolver problemas como a fascite plantar, tendinites, fraturas por estresse e dores na sola e no dedão do pé.
Coluna também sofre
A dor lombar pode ser frequente em jogadores de tênis que não possuem uma musculatura abdominal fortalecida. Umas das principais causas de dores na coluna são os movimentos de deslocamento lateral do tronco no momento do saque.
O que você precisa saber sobre o tênis
O tênis exige um bom preparo físico. A exigência aeróbica é grande e para isso é preciso ter uma boa capacidade cardiorrespiratória. Na quadra é preciso agilidade, coordenação, flexibilidade, força muscular, equilíbrio e consciência corporal para manter as posturas corretas durante os movimentos.
Uma boa maneira de se preparar melhor para jogar tênis é investir em treinos de força focados nos grupos musculares usados durante as partidas. Além disso, o Pilates Studio também é uma ótima maneira de aumentar a flexibilidade, melhorar a postura, coordenação, equilíbrio e consciência corporal. Outro benefício do método é o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna.
Em relação às lesões, o tratamento vai depender de vários fatores. Nos quadros agudos são usados recursos para reduzir a dor e a inflamação, como nos casos de tendinites, bursites e entorses. “Depois que o paciente saiu do quadro doloroso, iniciamos a reabilitação com fortalecimento muscular, alongamentos e correção da postura. De qualquer maneira, o tratamento é sempre individualizado”, finaliza Walkíria.
Comments