Síndrome do Pescoço de Texto atinge 1 em cada 7 jovens adultos
Crianças, adultos e jovens são afetados por problemas na cervical devido à má postura durante o uso de celulares e computadores
Você já ouviu falar da síndrome do pescoço de texto? Mais conhecida pelo termo em inglês “neck text”, esta síndrome é referida como um conjunto complexo de sintomas que se manifestam em pessoas que adotam uma postura incorreta durante o uso de celulares e computadores.
A estimativa é que a cervicalgia atinge cerca de 70% dos jovens adultos e até 65% das pessoas que usam computadores.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, o surgimento do “neck text” está associado às tecnologias que foram incorporadas na sociedade moderna.
“Hoje, mais de 95% da população brasileira tem um celular. O aparelho deixou de ser apenas um telefone. O celular é usado para as mais diversas atividades cotidianas, como pagar contas, trabalhar, se comunicar, estudar e muitas outras. Mas vale adicionar que o uso de computadores também está associado a problemas na cervical”.
Síndrome do pescoço de texto está ligado à má postura
Existem duas posturas que podem levar a problemas na cervical. “A primeira é quando a pessoa flexiona quase que totalmente a cabeça para baixo ao usar o celular. A outra é quando a coluna cervical inferior permanece em flexão, enquanto a coluna cervical superior é estendida para manter o olhar no nível horizontal. Esta postura é adotada por pessoas durante o uso de computadores”, explica Walkíria.
“Esta posição é muitas vezes acompanhada por ombros para a frente e uma parte superior das costas arredondada. Esta postura não só piora o problema do pescoço, como também pode causar dor nos ombros e hipercifose (corcunda)”, acrescenta a especialista.
Como a imagem, quanto mais o pescoço fica flexionado para baixo, maior o peso da cabeça. Ou seja, quando nessa postura inadequada, a cabeça de um adulto, que em média pesa entre 5 e 6 quilos, gera uma pressão de quase 30 quilos sobre a coluna. Ao longo do tempo, esta postura repetitiva pode causar vários problemas.
Muito além da dor no pescoço
A dor no pescoço é só um dos sintomas do “neck text”. A pessoa passa a apresentar rigidez nos ombros, dores de cabeça frequentes, dores na mandíbula, braço e antebraço.
“Durante a avaliação de pessoas que apresentam queixas sugestivas da síndrome do pescoço de texto, é comum encontrar alterações como encurtamento e perda de força nos músculos cervicais. O centro de gravidade da cabeça se desloca e isto afeta o equilíbrio. Além disso, o centro de gravidade de todo o corpo é modificado e afeta o controle postural de todas as articulações e do tronco”, aponta a especialista.
Poucas pessoas imaginam, mas as alterações causadas pelo pescoço de texto afetam a função respiratória e podem piorar a disfunção temporomandibular (DTM). Uma outra investigação importante é a acuidade visual.
Em muitos casos, a pessoa pode flexionar o pescoço para enxergar melhor. A correção de erros refrativos, como a presbiopia e a hipermetropia, também deve fazer parte do plano terapêutico.
Correção da postura e mudança de hábitos
O tratamento do “neck text” envolve diversas frentes. A primeira é corrigir a postura por meio de técnicas da fisioterapia. “A Reeducação Postural Global (RPG) e as cadeias musculares são ótimas para corrigir a postura, trabalhar os encurtamentos musculares e reorganizar a musculatura”, diz Walkíria.
“Para além da fisioterapia, o paciente precisa aumentar a consciência corporal e melhorar os hábitos. Ou seja, não adianta passar pelo tratamento e voltar a adotar as posturas incorretas e usar os dispositivos eletrônicos por longas horas. A tendência, nestes casos, é a instalação de um quadro crônico de cervicalgia. Caso evolua, podem surgir hérnias de disco e outros problemas mais severos”, finaliza.
Use a tecnologia de forma segura
Veja algumas dicas para prevenir a síndrome do pescoço de texto ou dores na cervical durante o uso de celular e computadores.
Faça pausas frequentes durante o dia, a cada 20 minutos, principalmente àquelas que trabalham com computadores
Durante as pausas, procure trazer o pescoço para posição original
Gerencie e reduza o tempo gasto no celular e dispositivos móveis
Para usar o celular numa postura mais adequada, procure sentar-se com os braços apoiados. Use almofadas ou outros dispositivos que ajudem a trazer o celular para a linha dos olhos, evitando assim a inclinação do pescoço para frente
Invista em atividades como o Pilates, Reeducação Postural Global (RPG) e técnicas da fisioterapia que melhoram a postura e dão maior consciência corporal
Realize alongamentos todos os dias na região cervical, mas com orientação de um fisioterapeuta
Comments