top of page

Drenagem linfática ajuda a reduzir retenção de líquidos




A drenagem linfática é uma técnica de massagem muito conhecida no Brasil. E no final das férias pode ser uma excelente aliada para a redução da retenção de líquidos, algo muito comum no verão e nos momentos em que descuidamos da alimentação.


Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, a drenagem linfática é uma técnica de massagem baseada nos mecanismos fisiológicos de pressões existentes entre os tecidos, vasos sanguíneos e linfáticos. “A drenagem linfática promove a redução do inchaço, aumenta a eliminação da urina, bem como contribui para o peristaltismo intestinal, que são os movimentos do intestino para expulsar as fezes”.


“Uma das funções do sistema linfático é garantir o retorno de substâncias importantes para corrente sanguínea e participar da defesa do organismo. Além disso, a linfa ajuda a remover resíduos e toxinas dos tecidos do corpo. Assim como o sangue, a linfa está sempre em movimento. Quando a circulação da linfa fica prejudicada, a substância se acumula levando ao inchaço que pode atingir diferentes partes do corpo, como pernas, pés, mãos e braços”, comenta.


Perda de líquidos e não de gordura


“A drenagem linfática ajuda a melhorar a circulação da linfa por meio dos movimentos aplicados durante a massagem. Vale reforçar que a técnica não impacta na perda de peso relacionada ao acúmulo de gordura. Contudo, dependendo da gravidade da retenção hídrica, é possível perceber uma perda de peso após algumas sessões, sempre relacionada ao líquido acumulado”, afirma Walkíria.


A retenção de líquidos pode ocorrer em diversas situações como ingestão de alimentos ricos em sal e sódio, bebida alcoólica, dias quentes, longos períodos sentado ou em pé. Há também outros fatores de risco como doenças da tireoide, renais, cardíacas, uso de hormônios, tensão pré-menstrual etc.


Drenagem linfática e resultados


Uma das principais vantagens da drenagem linfática é que os resultados podem ser percebidos nas primeiras sessões. Em geral, recomenda-se uma sessão por semana. “Apesar de todos os benefícios, é importante dizer a drenagem linfática precisa ser bem indicada, pois há algumas contraindicações.

As pessoas com infecções em curso, em tratamento contra câncer, insuficiência cardíaca, pressão baixa, hipertireoidismo não tratado, asma e febre não têm indicação para passar pela drenagem linfática.


Por outro lado, um estudo apontou que a drenagem linfática é eficaz no alívio dos sintomas de rigidez e depressão em pessoas que vivem com fibromialgia. Outro público que pode se beneficiar são as mulheres que já passaram pelo tratamento do câncer de mama e ficaram com o chamado linfedema, algo que ocorre quando é necessário remover os gânglios linfáticos das axilas.


“O linfedema é muito comum em mulheres com câncer de mama cujo tratamento envolveu a remoção de linfonodos. O principal sintoma é o inchaço do braço, que pode vir acompanhado de dor e desconforto”, conta Walkíria.


Por fim, a drenagem linfática também pode ser aplicada nas gestantes, uma vez que a gravidez causa retenção de líquidos, especialmente nos últimos meses ou até mesmo no pós-parto.


Clínica Walkíria Brunetti conta com drenagem linfática


A Clínica Walkíria Brunetti oferece a drenagem linfática há bastante tempo. “A massagem pode ser feita de forma isolada ou ainda como um dos recursos terapêuticos no tratamento de diversas patologias musculoesqueléticas. Em nossa clínica procuramos oferecer todas as terapias disponíveis para alcançar os melhores resultados de forma a tratar nossos pacientes de forma holística, ou seja, levando em consideração a saúde global do indivíduo”, finaliza Walkíria.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page