Acupuntura ajuda a reduzir dor lombar crônica em curto prazo
Terapia milenar proporciona melhora dos sintomas nas primeiras sessões, segundo estudos
A acupuntura proporciona melhora da dor lombar crônica em curto prazo, ou seja, a pessoa sente melhora dos sintomas logo após as primeiras sessões. Essa é a conclusão de revisões sistemáticas de estudos feitos ao longo dos anos para avaliar os efeitos da acupuntura nas dores musculoesqueléticas, especialmente nas que afetam a coluna.
Estima-se que mais de 70% dos adultos têm ou terão um episódio de lombalgia ao longo da vida. Quando a dor se torna crônica, pode causar incapacidade para o trabalho e para as atividades do dia a dia. Por isso, é crescente o interesse em estudar tratamentos complementares aos tradicionais que possam reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dor lombar.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, a acupuntura é uma prática baseada na medicina tradicional chinesa, na qual são utilizadas agulhas para restabelecer o equilíbrio interno do organismo. “A acupuntura visa ao reequilíbrio dos canais energéticos do corpo. A terapia promove a produção e a liberação de substâncias que aliviam a dor, melhoram a inflamação, além de induzir ao relaxamento e equilibrar os sistemas endócrino e imunológico”.
Terapia Integrativa
A acupuntura é considerada uma terapia integrativa, ou seja, ela pode ser adicionada aos tratamentos convencionais de uma doença. A abordagem integrativa engloba o corpo, a mente e o espírito.
“Atualmente, os pacientes com dores crônicas buscam tratamentos complementares, como a acupuntura, para acelerar a melhora dos sintomas. Mas os outros tratamentos também são importantes, como a reeducação postural, fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, mudança de hábitos e medicamentos para controle dos quadros mais agudos de dor”, finaliza Walkíria.
Acupuntura na Clínica Walkíria Brunetti
Desde 2022, a Clínica Walkíria Brunetti oferece sessões de acupuntura. A quantidade de sessões e a frequência do tratamento dependem do quadro clínico e da indicação.
Para mais informações ligue para: (11) 5041-7140 ou (11) 99121-9670 (WhatsApp)
Comments