Shiatsu: O que é? Para que serve? Onde encontrar?
O shiatsu é uma técnica de massagem originária do Japão. O terapeuta usa as mãos, polegar e outras partes do corpo para aplicar pressão direta em pontos de energia do corpo, chamados de meridianos na medicina oriental. Entre alguns benefícios do shiatsu estão alívio de dores e relaxamento.
Segundo Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, graças ao método de aplicar o shiatsu, a chamada acupressão, é possível tratar pontos específicos do corpo para reduzir a tensão, o cansaço e para melhorar a circulação sanguínea e linfática.
É interessante dizer que no shiatsu a pressão pode ser aplicada de diferentes formas pelo terapeuta. “Podem ser usados os dedos, as palmas das mãos, cotovelos e até mesmo os pés. Outra curiosidade é que o paciente não precisa estar despido. Pelo contrário, a recomendação é usar roupas leves, como as de ginástica”, explica.
O shiatsu pode ser feito com a pessoa deitada em uma maca ou ainda em um futton no chão, sendo esse o método tradicional na medicina oriental.
De tudo um pouco
O shiatsu pode ser aplicado para tratar diversos problema e condições como:
Má postura
Dores articulares e musculares
Problemas gastrointestinais
Asma
Rinite
Lesões musculoesqueléticas
Dor ciática
Dor crônica
Dor aguda
Fadiga
Tensão muscular
Estresse
Ansiedade
Depressão
Insônia
Raízes na Medicina Tradicional Chinesa
O shiatsu é uma técnica de massagem oriental, baseada nos conceitos da medicina tradicional chinesa, especificamente o conceito do Qi.
Na medicina tradicional chinesa, o Qi é a força vital que impulsiona todas as atividades da vida. Sendo assim, uma boa saúde depende de um qi desobstruído. Quando se torna deficiente ou bloqueado, surgem problemas de saúde como dores no corpo, dores de cabeça, problemas digestivos, entre outros.
O terapeuta especialista em shiatsu avalia o estado do Qi para detectar quais pontos precisam ser trabalhados. Vale ressaltar que a energia pode estar deficiente, como também excessiva. Assim, o objetivo da massagem é atingir o equilíbrio do Qi.
Shiatsu pode integrar tratamento para dor lombar
Um estudo publicado em 2019 apontou que a inclusão do shiatsu no tratamento padrão, ou seja, às técnicas da fisioterapia e da medicina tradicional, ajuda na melhora da dor e na qualidade de vida com um todo.
“Acredito que precisamos olhar o paciente de forma holística, ou seja, como um todo. Por isso, nos últimos anos temos investido em incluir terapias integrativas e complementares no tratamento com os métodos tradicionais da fisioterapia. Atualmente contamos como o shiatsu e a acupuntura”, finaliza Walkíria.
Comentarios