top of page

Pilates Kids melhora postura e no condicionamento físico


Estudo apontou que frente aos benefícios, o Pilates pode ser uma atividade física alternativa e divertida para crianças a partir dos 5 anos





O sedentarismo não é algo exclusivo dos adultos. Pelo contrário, as crianças estão cada vez mais trocando atividades físicas pelo celular, tablet ou computador. Além disso, o tempo gasto em atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, empinar pipas e jogar bola, por exemplo, é cada vez mais escasso, principalmente nas grandes cidades em virtude da violência urbana e da falta de espaços adequados para essas práticas.


A falta de movimento na infância pode ter consequências importantes como obesidade, alterações posturais e falta de condicionamento físico. A boa notícia é que um estudo recente apontou que o Pilates pode ser uma atividade divertida para tirar a criança do sedentarismo. Outros benefícios do método levantados pelos pesquisadores foram a melhora da postura e do condicionamento físico em crianças entre 5 e 6 anos de idade.


Pilates Kids: como funciona


Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista Saúde Postural, Pilates e Dores Crônicas, o Pilates Kids é um método excelente para a criança adquirir a consciência corporal, algo essencial no desenvolvimento infantil. “A criança aprende de uma maneira lúdica e divertida a estabilizar a coluna, ombros e quadril a partir da ativação do Power House (centro de força)”, explica.


“Normalmente indicamos o método Pilates a partir dos 7 anos. Mas como esse estudo mostrou é possível iniciar por volta dos 5 anos de idade. O importante é que a criança tenha capacidade de entender regras e ter controle dos impulsos para seguir as orientações no momento da prática”, ressalta a especialista.


Vício de postura afeta 60% das crianças e adolescentes


Os vícios de postura são comuns na infância e adolescência. Um estudo realizado na China apontou que 6 em cada 10 crianças e adolescentes têm vícios de postura.


“A postura não está relacionada apenas ao modo de se sentar. Todos os movimentos do dia a dia contam. O uso prolongado e excessivo das telas tem causado problemas posturais muito importantes na população infanto-juvenil. Outro fator de risco são as mochilas escolares, sempre mais pesadas do que deveriam e quase sempre carregadas de maneira inapropriada”, alerta Walkíria.


Infelizmente, quando não resolvidos, os vícios posturais que se desenvolvem na infância podem evoluir para problemas musculoesqueléticos na vida adulta


“A razão é que esses vícios posturais se instalam numa fase crucial do desenvolvimento. Essas fases avançam por meio de etapas como estirões de crescimento, desenvolvimento do equilíbrio, coordenação e estabilidade postural. Tudo isso acontece justamente na idade escolar”, explica Walkíria.


Pilates Kids e benefícios


Entre os principais benefícios do Pilates Kids estão a melhora da flexibilidade, da força muscular, da postura, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, o método contribui no aprimoramento da concentração e da atenção que são necessários para o controle da respiração durante os exercícios. Lembrando ainda que a prática também pode causar efeitos positivos na autoestima, autocontrole e autoconfiança.


Brincando e aprendendo


Walkíria conta que o Pilates Kids é diferente do método aplicado nos adultos. “Para atrair a atenção da criança precisamos usar recursos lúdicos, para que tudo se pareça com uma brincadeira. Costumamos usar materiais coloridos e divertidos, como rolos, bola, disco giratório, cordas, discos de equilíbrio etc. Isso ajuda a transformar o momento da aula em algo lúdico, além de incentivar que a criança se envolva na atividade”.


“Apesar dos efeitos positivos do Pilates Kids, os pais devem procurar profissionais especializados no método, inclusive com experiência com o público infanto-juvenil. Como as crianças e adolescentes estão em desenvolvimento, é preciso direcionarmos exercícios para essa faixa etária para evitar disfunções ou lesões musculoesqueléticas”, finaliza Walkíria.


コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page