O que é o Conceito Bobath? Para que serve? Onde encontrar?






O Conceito Bobath é usado para o tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso. O método foi criado pelo casal alemão Karel e Berta Bobath, nos anos 30.


Trata-se de uma abordagem para a solução de problemas, avaliação e tratamento de pessoas com alterações na função, movimento e controle postural relacionados a lesões ou doenças no Sistema Nervoso Central (SNC).


Conceito Neuroevolutivo


O Bobath é um método neuroevolutivo. O que isso quer dizer? O tratamento segue as etapas do desenvolvimento psicomotor dos bebês e das crianças.


A sequência do Bobath


O Bobath é chamado de neuroevolutivo, pois obedece a sequência do desenvolvimento motor típico. O atendimento evolui a partir de posturas mais simples, até posturas que demandam maior controle motor.


Esse aspecto é muito importante, pois contribui para inibir os padrões patológicos e estimular os normais. Em outras palavras, os movimentos são feitos de acordo com as aquisições motoras dos bebês e crianças.


O terapeuta avalia se os padrões estão dentro do esperado para a idade. Caso seja detectado algum atraso, é possível planejar um tratamento para corrigir esse atraso.


Participação dos pais é fundamental


O Bobath precisa de uma parceria entre o terapeuta e os pais. Isso porque o bebê e as crianças também precisam receber os estímulos em casa.


Recursos


O Bobath é realizado por meio de vários recursos, como bolas, rolos e outros acessórios para manipulações ativas e passivas.


Todos os exercícios são feitos nos membros para alongar os músculos que estão encurtados e mobilizar as articulações enrijecidas. Com isso, a musculatura é fortalecida e tonificada.


Os bebês e as crianças pequenas se beneficiam, porque é possível, logo no início de seu desenvolvimento, estabelecer padrões de movimentos normais que contribuem para reverter atrasos no desenvolvimento motor.


Outro benefício é que o Bobath ajuda no desenvolvimento de outras habilidades. Tudo isso graças a neuroplasticidade, que é mais intensa nos primeiros anos de vida.


Tratamento individualizado


A grande vantagem do conceito Bobath é que ele trata cada bebê e criança em sua individualidade.


Não há uma criança igual a outra, por isso, as propostas são sempre individualizadas.


É importante lembrar que o desenvolvimento motor está ligado ao desenvolvimento cognitivo. A criança que consegue explorar o mundo ao seu redor sem grandes restrições motoras terá um melhor desenvolvimento da parte cognitiva.


Onde encontrar?


A Clínica Walkíria Brunetti conta com uma equipe especializada em Fisioterapia Neurológica e no Conceito Bobath.


A clínica fica no Campo Belo, na cidade de São Paulo. Para mais informações, ligue para (11) 5041 - 7140

Posts Em Destaque
Posts Recentes