top of page

O que é RPG?


A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma técnica desenvolvida por Philippe Souchard, em 1981, e utilizada pela fisioterapia para corrigir desvios na postura, visto que alguns indivíduos apresentam desequilíbrios articulares e/ou musculares, com alterações das curvaturas da coluna vertebral (cifoses e lordoses), que podem evoluir para hiperlordoses, hérnias de disco, cifose dorsal, entre outras.

Esses desequilíbrios podem acometer tanto adultos quanto crianças, por diversos fatores, se estendendo por anos, às vezes sem sintomas aparentes. E mesmo quando surgem, estes sintomas podem estar localizados em outra área, distante de um foco de dor, por exemplo. Por isso, é importante a avaliação de um profissional, bem como de um tratamento global para se obter resultados eficazes.

Importante destacar que cada pessoa possui características e hábitos próprios, reagindo de formas particulares a estímulos e frequentemente adotando posturas inadequadas para se proteger da dor ou do stress. Sendo assim, a individualidade no tratamento é um dos princípios desta técnica, com atendimento focado nas especificidades de cada caso.

A base do R.P.G. atua no realinhamento das estruturas, com práticas de posturas de alongamentos progressivos e suaves que podem realizados em pé, sentado ou deitado.

Conforme a necessidade de observação constatada na avaliação, a frequência das sessões pode ser de uma ou duas vezes por semana, sendo que os fatores que devem ser considerados são a presença ou não de dor, e se o paciente está em fase de estirão do crescimento - isso porque algumas patologias da coluna vertebral (como escoliose) podem piorar nesta fase.

Aplicado tanto em crianças quanto em adultos, a sessão deve ter em média 1 hora de duração.com resultados podendo ser observados já nos primeiros atendimentos.

As principais indicações para o RPG são: · Escoliose · Hiperlordose · Hipercifose · Hérnia de disco · Dor ciática · Dores musculares · Torcicolo · Tendinite · Joelhos valgo · Joelhos varo · Stress · Lesões por esforço repetitivo (LER) · Estética

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page