top of page

Dificuldades no desenvolvimento da escrita? Pode ser a grafomotricidade.

Para ser capaz de escrever, a criança precisa de um conjunto de habilidades motoras, chamadas grafomotricidade. Essas habilidades são desenvolvidas ao longo de sua infância, e irão interferir em como a criança segura o lápis, faz os movimentos de punho e de dedos, usa o apoio das as mãos durante a atividade e coloca a força para fazer um traço.

Em torno nos 4 anos já é possível observar como está o desenvolvimento destas habilidades, tanto com o lápis como os outros materiais escolares, e que vão sendo refinadas ao longo desta fase. Muitas vezes a dificuldade nas atividades da escola acontece por conta de um distúrbio na grafomotricidade.

Se você, pai ou professor, perceber que a criança tem dificuldade nas atividades ou no uso dos materiais escolares, reclama de cansaço depois de pouco tempo de atividade, não acompanha o ritmo dos colegas de classe, tem dificuldade para segurar ou movimentar o lápis, faz um traçado muito forte ou muito fraco, deixa pouco espaço entre as letras, escreve letras invertidas ou letras ilegíveis, procure um terapeuta ocupacional para avaliar a grafomotricidade. A estimulação na fase de desenvolvimento da escrita é muito importante para garantir uma boa continuidade escolar e alfabetização.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page