top of page

9 dicas para ajudar a construir a autoestima do seu filho

Passamos a vida toda escutando que temos que ter uma boa autoestima, mas afinal o que é autoestima? Autoestima é o sentimento que temos a respeito de nós mesmos, nosso autoconceito. É o valor e o amor que damos para nós mesmos. A autoestima é construída no início da nossa infância, por meio das relações que temos com o outro. Portanto, nossas primeiras relações são de extrema importância!

Como posso ajudar o meu filho a desenvolver uma boa autoestima?

Os pais são a primeira referência de seus filhos. É por meio desta relação que a criança se sente amada, valorizada e especial. É por meio da afetividade positiva ou negativa que a criança vai construir sua autoestima. Então, os pais devem ajudar a criança a amar a si própria, valorizar suas conquistas, ajudando-a a perceber seus pontos positivos e a se orgulhar de si própria. Como fazer isso?

Veja abaixo 9 dicas para ajudar a criança a construir uma autoestima positiva:

  1. Contato físico: Tenha bastante contato físico com seu filho desde bebê, criando assim um vínculo positivo com ele. Sempre que for cuidá-lo, tente estar calmo e seguro. Ele sentirá essa boa vibração vindo de você.

  2. Afeto nunca é demais: Sempre demonstre afeto e o acolha com carinho, mesmo na hora de chamar a atenção.

  3. Criança entende tudo: Sempre que a criança errar ou fizer algo que não lhe agrade, explique porque você está bravo e qual é a atitude que você deseja que ela tome da próxima vez. Demonstre que você acredita nela. Ao contrário do que imaginamos, as crianças entendem tudo, mesmo as menores.

  4. Sem comparações: Nunca compare seu filho com os irmãos ou com outra criança. Ela é única e especial. Ninguém é perfeito em tudo, cada um tem seus talentos.

  5. Feedback adequado: Aponte sempre seus pontos positivos para depois mostrar as suas falhas. Dê a ela uma chance de consertar ou de tentar de novo.

  6. Respeite: Não jogue suas frustrações em cima do seu filho querendo que ele seja o que você não conseguiu ser ou impondo que ele seja aquilo que você quer que ele seja. Ele tem o direito de ter os seus próprios sonhos e sua própria personalidade. Respeite suas escolhas e opiniões.

  7. Incentive sempre: Quando seu filho estiver enfrentando alguma dificuldade, tenha paciência, valorize o que ele já conquistou e o incentive a conquistar mais. Nunca o humilhe e o faça se sentir fracassado.

  8. Reforço positivo: Elogie a criança pelas suas conquistas, reconheça seus esforços, sempre faça o chamado reforço positivo. Incentive nas suas tarefas, encoraje-o.

  9. Por onde for, estarei com você: Acolha a criança sempre com amor, independente do que aconteceu, mostre que você sempre estará do lado dela.

Para que a criança cresça e se torne um adulto feliz, é fundamental que ela tenha desenvolvido, ao longo da sua infância, uma autoestima positiva. Assim, ela terá estrutura emocional para escolher boas relações e bons caminhos, acreditando em si mesma.

E, nunca se esqueça que seu filho é o seu maior tesouro. Sempre o trate com carinho e atenção, afinal é disso que as crianças precisam para serem felizes!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page