A Importância do brincar

03/16/2018

 

 

Sabe-se que a brincadeira é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, pois é por meio do brincar que a criança promove o processo de socialização, estimula a inteligência e a descoberta do mundo exterior e interior (social, cognitivo e emocional), assim como ajuda no desenvolvimento da linguagem.

 

O brinquedo estimula a inteligência porque faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva a criatividade, possibilitando o exercício de concentração e de atenção.

 

Por meio da brincadeira, a criança pode criar, sonhar, fantasiar. Ela tem a possibilidade de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo.

 

É na magia do brincar que ela desenvolve a: autoestima, confiança, controle, senso de percepção, imaginação, criatividade e relações interpessoais.

 

A brincadeira com o outro proporciona às crianças a capacidade de desenvolver a cooperação, colaboração, divisão, organização, liderança, competição, obediência às regras e aceitação.

 

Além de todas as habilidades e capacidades que a criança desenvolve, a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

 

O ato de brincar é de extrema importância, mas é preciso preocupar-se se as crianças estão usando brinquedos de acordo com sua idade e para um bom desenvolvimento.

 

Os brinquedos e as brincadeiras também são influenciados pelo sexo e pela idade.

 

Portanto, a brincadeira é fundamental na vida da criança para melhorar o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de maneira natural e prazerosa. A criança que é estimulada a brincar terá grandes possibilidades de se tornar um adulto criativo.

 

Cristiana Odakara

Psicóloga

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Posturas inadequada pode causar cervicalgia

16/09/2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags