3 cuidados com a coluna ao usar celular

Tanto crianças como adultos hoje, fazem o uso diário e intensivo e diário de aparelhos celulares. No entanto, em geral seu uso é feito sem que haja nenhum cuidado com a postura, levando muitas pessoas a procurarem profissionais para tratarem problemas na região cervical e lombar, decorrentes da má postura ao usar os aparelhos.

Aqui relacionamos os cuidados no dia-a-dia que devemos ter ao usar aparelhos celulares.

Nas figuras 1 e 2 vemos como geralmente costumam usar o celular, sobrecarregando a região da nuca (cervical) e a lombar. Isso pode gerar um quadro com dores e encurtamentos musculares, podendo evoluir para uma hérnia de disco.

Figura 1: a postura da adolescente inverte a curvatura cervical e lombar

Figura 2: a postura da adolescente leva a uma curvatura invertida na região lombar e ao aumento da cifose ("corcunda").

Através de três cuidados simples, que podem ser aplicados em qualquer lugar, podemos evitar estes problemas. São eles:

1º) Apoio das Costas 2º) Posicionamento dos pés 3º) Posicionamento dos cotovelos Abaixo temos ilustrados estes cuidados, onde para manter a lombar em uma curvatura neutra, o quadril deve ficar com 90 graus de ângulo em relação ao tronco. Para evitar o excesso de flexão da nuca (curvatura), com apoio dos cotovelos em uma almofada ou ainda na cintura, elevando o ponto de leitura e o trazendo mais próximo da linha do olhar, se tira a tensão dos ombros. Além disso, é importante apoiar os pés no chão ou a utilizar a postura de "buda", que só é possível caso não tenha encurtamento na musculatura posterior das pernas e coxa.

Figura 3: Pés apoiados no chão e cotovelos fletidos na cintura, evitam a necessidade de inclinar a cabeça

Figura 4: Postura de "buda", mantendo o apoio das costas e apoio dos cotovelos fletidos no travesseiro elevam o ponto da leitura

Figura 5: pernas na postura de "buda", mantendo o apoio das costas e apoio dos cotovelos fletidos na cintura elevando o ponto da leitura Para finalizar, é importante ressaltar que a cada 30 minutos o movimento é importante, assim não devemos permanecer muito tempo em uma única postura.

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