top of page

Dicas para manter a rotina de atividades físicas nas férias




As férias de final de ano chegaram e, com elas, aquela vontade de sair da rotina e descansar. Certamente, esta parada é importante para aliviar o estresse e recarregar as energias para a retomada das atividades após o recesso. Por outro lado, o período de férias não deve ser sinônimo de abandono das atividades físicas.

 

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, é importante se manter ativo, mesmo nas férias. O ideal é que a pessoa encontre alternativas aos esportes de costume. A parada nos exercícios, mesmo que por pouco tempo, deixa o corpo mais preguiçoso e fora do ritmo”.

 

“Para além disto, quando paramos de praticar esportes, a capacidade cardiovascular diminui, bem como o condicionamento físico. A inatividade também impacta na redução da flexibilidade e pode resultar em encurtamentos musculares. Outro impacto pode ser no peso, já que no final do ano acabamos relaxando também na alimentação”, comenta a especialista.

 

Aproveite para escolher horários flexíveis

 

O lado bom das férias é que é possível encaixar as atividades físicas em horários mais flexíveis, bem como realizá-las em lugares diferentes.

 

“Nada melhor que fazer uma caminhada para explorar novos lugares, seja na praia, campo ou em cidades. Muitos hotéis contam com academias e espaços para práticas esportivas. Há ainda hospedagens que oferecem aulas de dança, hidroginástica e esportes aquáticos. Ou seja, só fica parado quem quer”, diz Walkíria.

 

Comece o dia bem: Alongue-se

 

Para além dos exercícios aeróbicos, como caminhadas, pedaladas, corridas e natação, também é importante é realizar alongamentos. “As séries de alongamentos podem ser feitas em qualquer lugar. Em casa, no hotel, no avião, no carro, no ônibus, na praia, no parque. O importante é inserir os alongamentos na rotina das férias para o corpo não se desacostumar. Alongar-se pela manhã é uma ótima maneira de começar o dia”, orienta Walkíria. 

 

Atenção aos “atletas de final de semana”

 

Se tem aqueles que querem dar um tempo nos esportes durante o recesso, há também os que não estão acostumados a praticar esportes e se aventuram a começar nas férias. “A ideia é ótima, afinal todo movimento é importante. Em contrapartida, é preciso adotar certos cuidados para prevenir lesões e outros problemas”, comenta a fisioterapeuta.

 

 Os alongamentos também são bem-vindos antes das caminhadas, partidas de futebol e outros esportes.

 

Guia prático para realizar alongamentos

 

O ideal é trabalhar o corpo por partes e focar nos grupos musculares mais críticos. O alongamento pode começar no pescoço, ombros, braços e mãos.


“Depois, em outro momento, é possível direcionar os movimentos para as costas, quadris, pernas e pés. Outra dica é respirar de forma profunda para induzir ao relaxamento dos músculos, que também é importante durante o alongamento”, reforça a especialista.

 

“O nosso corpo é “econômico”, ou seja, quando ele não se movimenta, ele regride e quando ele economiza massa muscular, flexibilidade, entre outros. Portanto, procure manter uma rotina de atividades físicas durante as férias, pois isso vai facilitar a retomada do ritimo no retorno às atividades”, finaliza Walkíria.



 

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page