top of page

O que é um vício de postura?


Manter uma postura correta é algo fundamental para a saúde musculoesquelética. Entretanto, existem várias posturas para cada tipo de movimento que realizamos no dia a dia. A mais conhecida é manter a coluna reta para evitar dores nessa região ou ainda deformidades, como a cifose, a famosa corcunda.

Mas, ao longo da vida, vamos adotando certas posturas que se tornam vícios posturais. Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, especialista em RPG e Pilates, um vício postural se instala quando procuramos compensar adotando uma posição mais confortável para determinado movimento.

“Um bom exemplo são as pessoas que trabalham sentadas. Elas até podem começar o dia de trabalho com a coluna ereta. Mas, depois de oito horas na mesma posição, é bem provável que terminem o expediente afundadas na cadeira, de pernas cruzadas ou em outra posição que já se tornou um vício postural”, explica Walkíria.

Mas, cada pessoa pode apresentar vários tipos de vícios posturais, como abaixar o pescoço para usar o celular, sentar na ponta de cadeira, dormir de barriga para baixo, entre outros. A fisioterapeuta comenta que é natural que as pessoas procurem posições mais confortáveis para se sentar, deitar, pegar um objeto do chão ou usar o celular.

“Mas, conforto não é sinônimo de postura correta. Normalmente é o oposto, ou seja, quanto mais confortável a postura, maior o risco de ser um vício postural e não a postura adequada ao movimento”, cita.

Sinais de que você tem vícios de postura A dor é a principal manifestação de um vício de postura, principalmente se ela aparecer depois de um dia de trabalho, por exemplo. Ou ainda depois de carregar peso e usar o celular por horas. “As dores podem afetar a coluna, o pescoço, os ombros, os punhos, os joelhos e os pés. Dependendo da gravidade do vício postural, pode inclusive levar à dor de cabeça tensional, por exemplo”, comenta Walkiria.

Os vícios de postura, na maioria dos casos, se instalam sem que a pessoa note. Além das dores, a má postura pode levar a quadros de tendinite, bursites e até mesmo de hérnia de disco.

Corrija sua postura já!

Uma das técnicas mais eficazes para corrigir os vícios de postura é a Reeducação Postural Global (RPG). “Trata-se de uma técnica da fisioterapia, criada na década de 80 por um fisioterapeuta francês. A RPG ajuda no alongamento e melhora a flexibilidade dos músculos de cada cadeia muscular, pois as trabalhamos de forma individual. Além disso, leva em consideração os sistemas muscular, esquelético e sensitivo, atuando de forma global”, explica a especialista.

A RPG só pode ser aplicada por um fisioterapeuta especializado na técnica. A quantidade de sessões vai depender do tipo de problema ou condição do paciente. “O RPG é muito eficaz, pois mesmo após o término do tratamento, o paciente aprende a manter a postura adequada, uma vez que ganha mais consciência corporal”, encerra Walkíria.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page