top of page

A Voz

A voz é emoção pura, é como nossa impressão digital, pois cada qual, por ser único, tem a sua. A voz é capaz de nos distinguir e nos identificar, revelando nosso estado emocional e nossa personalidade. Atribui-se a voz alguns poderes como sugestão, persuasão e sedução, podendo ou não fascinar o ouvinte e despertando nele vários sentimentos e emoções, desde sensações agradáveis até as de repulsa.

Para que tenhamos uma boa produção vocal é necessária uma voz saudável e de boa qualidade. Este conceito está relacionado a impressão total criada por uma voz. Apresentamos uma voz equilibrada quando essa é agradável, flexível e sem esforço à emissão, não apresentando nenhum aspecto que chame atenção do ouvinte ou incomode de algum modo, como a rouquidão, hipernasalidade, aspereza, soprosidade, desviando a atenção do discurso. Alterações que, muitas vezes, são causadas pelo mau uso ou abuso vocal no decorrer de nossa vivência.

O treinamento constante da nossa voz através de exercícios, saúde e higiene vocal nos possibilita atingir uma boa produção e qualidade vocal.

O trabalho especializado da Fonoaudiologia esclarece, incentiva e conscientiza. Promove o aprimoramento e desenvolvimento da voz, visando fortalecer a musculatura do aparelho fonador e ganho de resistência muscular, para que não se desgaste desnecessariamente.

Lembrando que os cuidados com a voz vão além das orientações e exercícios para aquecimento e desaquecimento vocal, assim é necessário ter conhecimento das necessidades para a demanda de cada um. Devemos sempre cuidar de nossa saúde vocal.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page